Fugas - notícias

Continuação: página 2 de 2

A Sagrada Família de Barcelona vai congelar na Finlândia

A equipa quer demonstrar que este material pode ser utilizado em construções temporárias, pelo menos nos países onde as temperaturas descem bastante. “O teor das fibras de madeira torna este material três vezes mais forte do que o gelo normal, e também é mais duro”, refere o comunicado.

“Está previsto que a estrutura de gelo dure até ao fim do Inverno. Quando as temperaturas subirem acima de zero graus, a estrutura começará a derreter lentamente. O picreto vai derreter mais lentamente do que o gelo liso, o que é uma grande vantagem”, diz Jordy Kern ao PÚBLICO.

Até ao momento, apenas 2/3 da Sagrada Família estão construídos. A sua torre maior – a de Jesus – está projectada para ter cerca de 172,5 metros. Os responsáveis do projecto decidiram avançar para uma réplica do monumento mais visitado de Espanha devido ao fascínio que têm pela arquitectura de Antoni Gaudí. O Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido apenas por Sagrada Família, é a obra mais conhecida do arquitecto catalão.

“As estruturas da obra de Gaudí são cientificamente mais interessantes”, justifica Arno Pronk. “E embora a construção em gelo venha a ter a mesma forma que a Sagrada Família, ela não terá a mesma decoração exterior.”

Texto editado por Teresa Firmino

--%>