Os mentores do Círculo também procuram entidades que queiram apoiar, enquanto mecenas, a remodelação e revitalização de alguns espaços, sempre mantendo a traça original. Leite de Sousa dá como exemplo o espaço da Ourivesaria Tous-Aliança, no Chiado, cuja traça e decoração foram preservadas ao longo do tempo mesmo depois de encerrada a histórica Ourivesaria Aliança, em 2012. “É espantoso o que a Tous fez no espaço, mantendo tudo como estava”, diz.
Além desta ourivesaria, foram convidadas outras 19 lojas para a lista de fundadoras. Entre elas está por exemplo a Casa Achilles, que vende ferragens no Príncipe Real; a Casa Xangai, que vende enxovais de bebé na Avenida da República, a Sapataria do Carmo, no Largo do Carmo; ou a Casa Pereira da Conceição, que vende chás, café e chocolates em plena Rua Garrett. Algumas destas lojas estão protegidas através do Plano Director Municipal ou classificadas como imóveis de interesse público.
Carlos Leite de Sousa diz que esta iniciativa é autónoma e não tem qualquer relação com a Câmara de Lisboa, que aprovou recentemente a criação de um grupo de trabalho para concretizar o Programa "Lojas Com História". Este grupo, que vai incluir técnicos municipais dos departamentos de planeamento urbano, património cultural e actividades económicas, vai caracterizar, mapear e definir critérios para a classificação de "Lojas com História" na cidade, fazer o levantamento das que se enquadram nesses critérios, e desenhar uma "marca activa e identitária" a partir da qual serão produzidos conteúdos - nomeadamente um guia - e artigos sobre as "Lojas com História".