Fugas - notícias

  • Nas Fontainhas
    Nas Fontainhas Nuno Alexandre Mendes
  • Nas Fontainhas
    Nas Fontainhas Paulo Ricca
  • Nas Fontainhas
    Nas Fontainhas Fernando Veludo/nFactos
  • Nas Fontainhas
    Nas Fontainhas Nuno Alexandre Mendes
  • Festas de São João pelo Porto
    Festas de São João pelo Porto Miguel Nogueira
  • Festas de São João pelo Porto
    Festas de São João pelo Porto Fernando Veludo/nFactos
  • Festas de São João pelo Porto
    Festas de São João pelo Porto Fernando Veludo/nFactos
  • Festas de São João pelo Porto
    Festas de São João pelo Porto Miguel Nogueira
  • Festas de São João pelo Porto
    Festas de São João pelo Porto Miguel Nogueira
  • Festas de São João pelo Porto
    Festas de São João pelo Porto Miguel Nogueira

Fontainhas volta este ano a ser o “coração do São João”

Por Adriana Neves

A programação oficial das Festas de São João 2015, no Porto, vão centrar-se nas Fontainhas mas há mais, muito mais.

O São João 2015 arranca a 23 de Maio e prolonga-se até 4 de Julho. Durante as seis semanas de festejos, há mais de 200 actividades em que a “esmagadora maioria é gratuita”, explicou o presidente da Câmara Rui Moreira na manhã desta quarta-feira. A música é rainha e senhora das festas e uma das estrelas é o José Cid.

Não se trata de uma única festa. São “festas, uma grande festa integrada em muitas festas”, explica Nuno Lemos, administrador da Porto Lazer. A organização espera que este ano se concretize o “maior e melhor São João” de sempre em que as Fontainhas vão “recuperar a identidade do que é o São João na cidade” e promover “a vista sobre o Douro”.

No primeiro fim-de-semana há bailes em ruas e largos no centro histórico. Um deles é itinerante e acontece num percurso de eléctrico que começa e termina na Praça do Infante. Nas Fontainhas, por esses dias, inaugura-se o mural “Porto, Cidade de Cidades” do artista plástico Kino e podem ouvir-se as músicas de Carlão, ex-Da Weasel, num concerto em que apresenta o seu álbum mais recente. Já no Parque da Cidade, vai existir, no domingo, um espaço dedicado às crianças – Mini NOS Primavera Sound – que antecede o festival e que tem várias actividades e concertos com entrada gratuita.

Na semana seguinte, entre 30 e 31 de Maio, destaca-se mais uma edição do Serralves em Festa que é antecedido, no dia 29, pelo Serralves em Festa na Baixa, um “aquecimento” do festival em que oficinas e espectáculos vão dinamizar o centro do Porto.

Mas não é só o Serralves em Festa que tem direito a um “cheirinho” antes do espectáculo. O NOS Primavera Sound também. No dia 3 de Junho, a festa pré-festival que no ano passado decorreu no Passeio das Virtudes passa agora os concertos gratuitos para as Fontainhas.

O NOS Primavera Sound, que contou com cerca de 70 mil pessoas na edição passada, começa no dia 4 de Junho e prolonga-se até dia 6. Na Ribeira do Porto, nos dias 12 e 13 de Junho estreia-se o maior festival de fado nacional, com mais de 40 concertos divididos por 11 palcos e a tradicional Corrida de São João decorre no dia 14, domingo, com uma corrida de 15 km e uma caminhada de 5km.

A Avenida dos Aliados vai receber cinco noites de concertos de 19 a 23 de Junho: D.A.M.A., Rui Veloso, Deolinda, António Zambujo e José Cid vão subir ao palco, um em cada dia da semana, respectivamente. Este último, também presente na apresentação desta quarta-feira, adiantou: “não faço concertos, faço festas”. Em seguida, José Cid tocou e cantou uma música do mais recente álbum “Menino prodígio” numa espécie de preview do concerto que vai encerrar os Concertos na Avenida.

Na noite mais longa do ano, o espectáculo de José Cid vai ser antecedido pelo tradicional fogo-de-artifício perto do rio mas Rui Moreira assegura que “vai dar tempo para chegar ao concerto a horas”. As rusgas começam na Sé. No ano passado terminaram nos Aliados mas este ano acabam no centro das festas, nas Fontainhas, tentando que as pessoas não dispersem tanto como antes. Espera-se que, no fim, possam continuar a conviver no largo, onde vai decorrer um arraial.

Após a noite de São João, o projecto Locomotiva vai destacar-se no programa com diversas iniciativas relacionadas com a dinamização do Centro Histórico.

Durante a apresentação desta quarta-feira, foi transmitido um “pequeno filme” que, ao som da música “Agulha do Tempo” de Margarida Pinto, mostrou gravações de edições anteriores. Desde os concertos do Primavera Sound, “já uma referência nos festivais” a crianças com manjericos, passando pelas corridas de São João e pelas sardinhas, todos contribuem, cada um à sua maneira, para a essência destas festividades populares.

No ano passado, Rui Moreira admite que lhe sugeriram que “o São João voltasse às Fontainhas”. O autarca responde agora ao desafio mas garante que a festa na Rotunda da Boavista, palco principal da edição passada, “veio para ficar” e não vai ser esquecido.

O valor da programação deste ano é de 300 mil euros – superior em 20% ao de 2014 – mas Rui Moreira esclarece que esse aumento é suportado pelos patrocinadores dos diversos eventos.

O São João no Porto há muito tempo que deixou de ser “exclusivamente dos portuenses”, garante Nuno Lemos. Para além de atrair pessoas de todo o país, os estrangeiros também passaram a visitar a cidade nesta altura do ano. Mas “há sempre espaço para mais um”, assegura.

Texto editado por Ana Fernandes

--%>