Fugas - notícias

Daniel Rocha

Continuação: página 2 de 2

Nestas Festas de Lisboa, os tronos de Santo António renascem e saem à rua

Como não podia deixar de ser, as marchas populares vão voltar a descer a Avenida da Liberdade na noite de 12 de Junho, depois de se exibirem no Meo Arena nos dias 5, 6 e 7. Joana Gomes Cardoso não tem dúvidas de que este é “um dos pontos altos” das Festas de Lisboa, sublinhando que os participantes nas marchas, que em 2014 foram “mais de dois mil”, têm sido capazes de “reinventarem-se e surpreenderem” todos os anos.

Os arraiais também vão regressar, realizando-se em Alcântara, Alvalade, Avenidas Novas, Belém, Campolide, Carnide, Estrela, Misericórdia, Olivais, São Vicente e Santa Maria Maior, pela mão de várias associações e colectividades e com o apoio das juntas de freguesia da cidade. No Parque das Nações haverá Arraial dos Navegantes, a 5, 6 e 7 de Junho, e Marvila será palco do Arraial dos Sabores, que junta “a gastronomia, o artesanato e a cultura” para “minimizar o estigma de zona conflituosa e de exclusão social”.

O arranque das Festas de Lisboa está marcado para as 22h de dia 30 de Maio. Junto à Torre de Belém vai realizar-se um espectáculo de teatro e de música com projecções multimédia, concebido por Renzo Barsotti, que pretende assinalar os 500 anos da sua construção e o 40.º aniversário das independências dos países africanos colonizados por Portugal.

Já o encerramento das festividades acontece a 3 e 4 de Julho, com o espectáculo Voz e Guitarra, no qual 26 artistas nacionais de três gerações prometem interpretar um vasto repertório de música portuguesa. António Jorge Gonçalves é responsável pela cenografia e pelas projecções, e Tim pela direcção artística do projecto.

Na apresentação das Festas de Lisboa esteve presente o presidente da câmara, que afirmou que estas “são uma montra da cidade no mundo”, “uma marca extraordinária do que é hoje a Lisboa moderna”. Notando que aquilo que os turistas mais valorizam quando visitam a capital é a sua “autenticidade”, Fernando Medina louvou que as festividades que se iniciam na próxima semana sejam capazes de “juntar no mesmo espaço desde as demonstrações mais populares ao mais moderno”.

--%>