Fugas - notícias

Carla Carvalho Tomás

Invicta celebra o Port Wine em Setembro

Por Fugas

São 11 dias de festa para celebrar o ex-libris da cidade, com seminários, actividades especiais nas caves e refeições harmonizadas com vinho do Porto.

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto organiza o Port Wine day, de 3 a 13 de Setembro. Um evento que tem como ponto alto o dia 10, data em que se assinalam 259 anos desde a criação da região vitivinícola demarcada e regulamentada mais antiga do mundo, o Alto Douro Vinhateiro.

Neste dia, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe conferências e debates sobre o Vinho do Porto, uma grande prova e uma masterclass para especialistas e jornalistas. À noite, as celebrações terminam num “circuito [gastronómico] mais restrito” – “cuja participação deve ser feita mediante reserva ou por convite”, refere a organização em comunicado –, no qual nove restaurantes da região apresentam um “menu fechado harmonizado com vinho do Porto”, criado especialmente para esta data.

O programa completa-se com as iniciativas "À mesa com Porto" (uma rota gastronómica “criada para o público generalista”, na qual os seis restaurantes aderentes terão um prato harmonizado com Vinho do Porto disponível durante os dias do evento),  "lojas com Porto" (com montras decoradas segundo a temática), actividades especiais nas caves do Vinho do Porto e a rota de bares "Porto Wine night" (com “cocktails de vinho do Porto a um preço fechado” em alguns bares da cidade).

--%>