Fugas - notícias

NFactos/Pedro Granadeiro

Escanção Denis Verneau eleito "mestre do vinho do Porto" em França

Por Lusa

O escanção Denis Verneau foi eleito Master of Port (mestre do vinho do Porto), na final de um concurso francês que se disputou esta segunda-feira em Paris.

Denis Verneau, de 45 anos, que trabalha num restaurante com duas estrelas Michelin, o La Mère Brazier, em Lyon, disse à Lusa que a primeira vez que provou vinho do Porto foi "há mais de 15 anos" e desde então "quis descobrir muito mais" sobre a bebida.

"É uma grande honra e um grande orgulho [ser eleito mestre do vinho do Porto]. Representa o reconhecimento de um longo trabalho e uma obrigação de representar esta bela região e os bons vinhos do Porto", disse à Lusa o sommelier (escanção) que também recebeu este ano o prémio Meilleur ouvrier de France en sommellerie.

A 16.ª edição do Master of Port foi promovida pela Union de La Sommellerie Française e pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e visou consolidar a presença dos vinhos do Porto no mercado francês.

"A França é o maior mercado para o vinho do Porto no mundo. Os escanções são os especialistas naturais dos vinhos do Porto de qualidade porque em França conhecemos este vinho, mas nem sempre conhecemos todas as suas qualidades. Os escanções parecem-nos os melhores embaixadores para recomendar o vinho do Porto", disse à Lusa Jean-Jacques Vereecken, director da Fédération Française des Vins d'Apéritif.

Jean-Jacques Vereecken apontou ainda que o sommelier vencedor vê aberto "o caminho para os títulos de Melhor Escanção da Europa e Melhor Escanção do Mundo porque muitos Master of Port foram consagrados com esses galardões".

Entre os onze semifinalistas que concorreram ao título de mestre do vinho do Porto, houve um nome português: Micaël Morais, nascido em Paris, mas cuja paixão por este vinho vem de São Pedro da Silva, no concelho português de Miranda do Douro, onde em criança vindimava com os pais e os avós.

"Este concurso também é uma homenagem à minha família. Meti toda a minha energia e paixão para ganhar. Há seis meses que estou no concurso e seria um sonho ganhar", disse à Lusa, em português, o escanção de 29 anos, que trabalha num restaurante com uma estrela Michelin num hotel de luxo do 16.° bairro de Paris.

Cinquenta e cinco sommeliers inscreveram-se no concurso e o vencedor foi anunciado na Embaixada de Portugal em Paris.

O Master of Port já teve um vencedor português, na sexta edição, em 1993: Octávio Ferreira, também eleito 4.º Melhor Escanção do Mundo em 1986 e 1989 e galardoado com o Prix au Sommelier 2015 pela Académie Internationale de la Gastronomie.

--%>