Fugas - notícias

DR

Tinto no Branco, o festival que harmoniza vinhos com livros

Por Fugas

É o primeiro festival literário de Viseu e integra-se no certame Vinhos de Inverno. No programa, de 4 a 6 de Dezembro, há conversas com escritores, provas de vinhos, visitas guiadas ou workshops.

Tinto no Branco é o primeiro festival literário de Viseu e combina os prazeres da literatura com os dos vinhos do Dão, através da presença de 25 escritores e de quase 30 empresas vinícolas.

Organizado pela Câmara de Viseu, o festival, que tem início às 18h de sexta-feira com um brinde ao Dão, decorre até domingo e é o destaque do evento vínico e enoturístico Vinhos de inverno, estreado em 2014.

Ao longo de três dias, realizam-se mais de 30 conversas, ateliês, "workshops" vínicos, visitas guiadas, espectáculos literários e musicais ou festas de vinho fora de horas.

No Solar do Vinho do Dão, os visitantes terão à sua disposição espaços de prova de vinhos, compra e contacto com os produtores e enólogos da região, espaços de sabores e a mesa de um restaurante criado para o evento.

O festival, disse à Lusa o presidente da autarquia, Almeida Henriques, "confirma Viseu como cidade vinhateira e destino cultural ao longo de todo o ano".

"Na cidade do Dão, os livros e as conversas combinam na perfeição com os néctares da região e os encantos do frio", frisou.

A primeira conversa do festival, marcada para sexta à noite, junta Manuel Carvalho, jornalista do PÚBLICO e crítico de vinhos na Fugas, e os escritores Francisco José Viegas e José Manuel Fajardo. O mote da tertúlia bebe-se nas palavras do escritor Aquilino Ribeiro: "O pior dos crimes é produzir vinho mau, engarrafá-lo e servi-lo aos amigos". 

www.tintonobranco.pt

--%>