Fugas - notícias

  • Durante uma festa do vinho da talha
    Durante uma festa do vinho da talha DR/Vitifrades
  • Um ânfora histórica
    Um ânfora histórica DR/Vitifrades
  • Um alfinete criado por Manuel de Carvalho
    Um alfinete criado por Manuel de Carvalho DR/Vitifrades

Vidigueira aposta em vinho fabricado como no tempo dos romanos

Por Lusa, Fugas

Vidigueira quer atrair visitantes com o vinho da talha, enquanto se prepara nova rota de enoturismo. Este fim-de-semana, o concelho celebra o vinho, o azeite, a gastronomia e o cante.

A Câmara da Vidigueira quer promover o turismo no concelho através do vinho da talha, um produto que recorre a uma técnica já usada nos tempos dos romanos e que subsiste em poucas regiões europeias. 

"Somos uma das poucas regiões na Europa que mantêm a técnica do vinho da talha e vamos tentar promover essa tradição no âmbito da Rede Europeia das Cidades do Vinho, associando-a a monumentos como as ruínas romanas de São Cucufate", disse à Lusa o presidente da câmara, Manuel Narra.

Este vinho é obtido através de uvas vinificadas em talhas de barro, semelhantes às ânforas romanas. Além da Vidigueira, no distrito de Beja, é produzido noutras zonas do sul de Portugal, Espanha, Itália e Geórgia. 

"É um produto curioso no mundo do vinho e que pode despertar a curiosidade dos visitantes do território", reforçou o autarca, explicando que o objectivo "neste contexto cultural" é promover os monumentos e alavancar uma economia assente na vinha e no vinho. 

O município já promove uma Festa do Vinho de Talha, no primeiro fim de semana de Dezembro, quando a bebida deve começar a ser consumida. Tradicionalmente, era um vinho de curta duração que deveria ser consumido até à Primavera.

Rota dos vinhos

Pelo concelho, surgiu entrentanto o projecto de lançar uma rota de vinhos para promover o turismo. Um projecot da Vidigueira Wine Lands (VWL), uma associação que junta produtores de vinho e a Câmara Municipal da Vidigueira. O presidente da VWL, o suíço Reto Jörg, confirmou que o projecto está em fase de conclusão e deve arrancar até ao Verão.

A VWL, que integra metade das adegas da Vidigueira (adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, Herdade do Monte da Ribeira, Enolea, Herdade Grande, Quinta do Quetzal e Ribafreixo) e representa cerca de 90% da produção, foi fundada em 2014. Para já, a rota vai ter sede e início no posto de turismo da autarquia, mas em 2017 partirá da futura Casa do Vinho e do Cante. A câmara vai apresentar uma candidatura aos fundos comunitários para recuperar a antiga, até Outubro, devendo o edifício entrar em obras no início de 2017, segundo o presidente do município, Manuel Narra. 

Reto Jörg explicou que o objectivo da rota é "incluir vinho, azeite, gastronomia e cultura", para proporcionar aos visitantes uma oferta diversificada e dar visibilidade à região. "Desta forma, ganhamos todos", salientou. A rota vai ter uma sinalética e um site próprios, que estão ainda a ser preparados, podendo cada visitante escolher os percursos em função dos seus interesses.

Vidigueira em festa

Desde dia 25 e ao longo do fim-de-semana prolongado de Páscoa, a Vidigueira celebra o Vidigueira Branco -? Feira do Vinho e do Cante? que tem por objectivo promover os vinhos daquela sub-região vitivinícola alentejana.

Em destaque também o azeite, o cante alentejano e a gastronomia tradicional, sendo que o evento integra uma Rota do Azeite e do Vinho, uma Mostra de Pão e Doçaria Tradicional e um Festival Gastronómico de Migas.

O programa completo está no site da autarquia, aqui.

--%>