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    O Astra 1.6 de 110cv conquistou o título de Carro do Ano em 2016 Daniel Rocha

Os troféus do Carro do Ano começam a acelerar

Por Carla B. Ribeiro

A 33.ª edição do Essilor Carro do Ano já foi apresentada, mantendo-se o formato estreado há um ano.

A maior diferença na edição de 2016 passou pela escolha de uma versão específica e não de uma gama completa. Tal foi conseguido após uma abrangente redefinição de critérios no que diz respeito à avaliação, aproximando-se assim a iniciativa das necessidades dos utilizadores, que “compram um carro pela versão e não pela gama”, além de colocar as marcas com gamas menos compostas em igualdade de oportunidades com outras.

Também o boletim de voto e o peso dos itens em análise foram repensados para que se torne mais fácil comunicar os mesmos quer às marcas concorrentes quer ao público em geral. É também a pensar na facilidade de comunicação que, além da divulgação nos meios tradicionais, o troféu irá manter a aposta nos meios digitais e nas redes sociais, voltando a promover o Prémio Escolha do Público. Paralelamente, está previsto um evento, a 19 de Outubro, que reunirá todos os inscritos no Carro do Ano num roadshow.

As inscrições para o Essilor Carro do Ano encerram a 1 de Outubro, com o período de testes dinâmicos a estender-se até 31 de Dezembro. Os sete finalistas serão seleccionados em Janeiro e no mês seguinte serão conhecidos os vencedores — quer do troféu maior quer dos diversos prémios que distinguem os melhores modelos em cada segmento.

A iniciativa, promovida pelo semanário Expresso e pelo canal televisivo SIC Notícias, mantém este ano o formato de júri que inclui membros permanentes e convidados, numa busca pela pluralidade de opiniões. Assim, há 17 membros permanentes e dois convidados — para a edição de 2017 foram incluídos o site Automonitor e a revista Exame Informática. Já os meios Auto Sapo e Razão Automóvel, que há um ano integraram o júri como convidados, passam a membros permanentes. O restante júri permanente é composto pela revista especializada Carros e Motores, pelos desportivos A Bola, O Jogo e Record, pelos generalistas Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias e PÚBLICO, pelo económico Jornal de Negócios, pelas revistas Visão e Revista do ACP, as rádios Renascença/RFM e TSF e pelo canal televisivo SIC/SIC Notícias.

Em 2016, o Opel Astra 1.6 de 110cv conquistou o título de Carro do Ano (e o Prémio Escolha do Público), sucedendo ao Volkswagen Passat. Para Citadino do Ano foi escolhido o Mazda2 SKYACTIV-D (105cv) MT Excellence HS Navi, enquanto no Executivo do Ano o Audi A4 2.0 TDI 190cv conseguiu convencer. Para Carrinha do Ano foi seleccionado o Skoda Superb Break 2.0 TDI 190 Cv DSG Style; a Ford S-MAX 2.0 TDCi Titanium 180 cv conquistou o Monovolume do Ano. Por fim, para receber o prémio Crossover do Ano foi eleito o Audi Q7 3.0 TDI 272cv quattro Tiptronic.

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