Fugas - Motores

  • Opel Astra 1.6 110cv - Troféu Essilor / Volante de Cristal e Prémio Escolha do Público
    Opel Astra 1.6 110cv - Troféu Essilor / Volante de Cristal e Prémio Escolha do Público DR
  • Opel Astra 1.6 110cv - Troféu Essilor / Volante de Cristal e Prémio Escolha do Público
    Opel Astra 1.6 110cv - Troféu Essilor / Volante de Cristal e Prémio Escolha do Público DR
  • Opel Astra 1.6 110cv - Troféu Essilor / Volante de Cristal e Prémio Escolha do Público
    Opel Astra 1.6 110cv - Troféu Essilor / Volante de Cristal e Prémio Escolha do Público DR
  • Mazda2 SKYACTIV-D 105cv - Citadino do Ano
    Mazda2 SKYACTIV-D 105cv - Citadino do Ano DR
  • Mazda2 SKYACTIV-D 105cv - Citadino do Ano
    Mazda2 SKYACTIV-D 105cv - Citadino do Ano DR
  • Skoda Superb Break 2.0 190cv - Carrinha do Ano
    Skoda Superb Break 2.0 190cv - Carrinha do Ano DR
  • Skoda Superb Break 2.0 190cv - Carrinha do Ano
    Skoda Superb Break 2.0 190cv - Carrinha do Ano DR
  • Audi A4 2.0 TDI 190cv - Executivo do Ano
    Audi A4 2.0 TDI 190cv - Executivo do Ano DR
  • Audi A4 2.0 TDI 190cv - Executivo do Ano
    Audi A4 2.0 TDI 190cv - Executivo do Ano DR
  • Ford S-MAX 2.0 TDCi - Monovolume do Ano
    Ford S-MAX 2.0 TDCi - Monovolume do Ano DR
  • Ford S-MAX 2.0 TDCi - Monovolume do Ano
    Ford S-MAX 2.0 TDCi - Monovolume do Ano DR
  • Audi Q7 3.0 TDI 272cv - Crossover do Ano
    Audi Q7 3.0 TDI 272cv - Crossover do Ano DR
  • Audi Q7 3.0 TDI 272cv - Crossover do Ano
    Audi Q7 3.0 TDI 272cv - Crossover do Ano DR

Opel conquista prémio Carro do Ano com o novo Astra

Por Carla B. Ribeiro

Modelo familiar da Opel leva a marca a vencer pela primeira vez o Troféu Essilor / Volante de Cristal.

Esteve entre os finalistas algumas vezes ao longo de 32 edições, como há um ano. Mas, até agora, a Opel não tinha conseguido levar o troféu para casa. A estreia ocorreu com aquele que, há apenas alguns meses, descrevíamos como “o melhor carro que a Opel produziu nos últimos tempos”.

Mas o Astra, que sucede ao Volkswagen Passat, não se ficou por aqui e, além de convencer a maioria do júri – 17 do painel de 19 órgãos de comunicação social deram a vitória ao Astra –, também conseguiu arrecadar o Prémio Escolha do Público, uma estreia desta edição que passou por dar ao consumidor final a oportunidade de escolher o seu preferido numa votação que decorreu online.

O Opel Astra, que conquistou ambos os títulos com a carroçaria de cinco portas – a carrinha tem apresentação prevista para Março –, servido pelo bloco diesel 1.6 litros de 110cv e equipada no nível topo de gama Innovation, está ainda disponível com os propulsores a gasolina 1.0 de 105cv e 1.4 Turbo de 150cv (com transmissão manual ou automática de seis velocidades) e com o motor a gasóleo 1.6 de 136cv (transmissão manual ou automática).

Na 33.ª edição do Essilor Carro do Ano/Volante de Cristal, iniciativa organizada pelo jornal Expresso e pela SIC/SIC Notícias, destacou-se o facto de se analisar versões específicas e não uma gama completa. Os restantes finalistas foram Audi A4 2.0 TDI 190cv, Honda HR-V 1.6 i-DTEC Elegance, Hyundai i40 SW 1.7 CDRi HP DCT 141cv, Mazda CX-3 1.5 SKYACTIV-D 105cv 2WD, Nissan Pulsar 1.5 dCi EU6 N-TEC e Skoda Superb 1.6 TDI 120cv Style.

Opel Astra 1.6 110cv: Razão que se alia a emoção

Um veículo que tem tanto de racional, pelos desempenhos e consumos, como de emocional, pelo design e performances. Uma receita que o coloca entre os melhores de um segmento difícil e muito concorrido: o dos familiares compactos em que o Golf permanece como uma referência. Além do mais, o Astra conseguiu incluir várias funções que habitualmente só se encontram em gamas superiores. Caso do completo sistema de assistência ao condutor Opel OnStar, de série no Innovation e em opção nos outros níveis de equipamento por 490€, e dos sofisticados faróis de matriz de LED, uma estreia no segmento, incluídos no pack opcional Innovation Plus (1850€).

O carro, de linhas fluidas e elegantes, surgiu nesta nova geração não só mais leve como mais aerodinâmico. Isso reflecte-se no equilíbrio da condução, na estabilidade em curva, na resposta mais rápida às manobras do volante e nos consumos: com o 1.6 de 110cv a gasóleo, obtivemos uma média de apenas 4,5 l/100km num percurso misto.

À modernização das linhas exteriores corresponde um ambiente interior radicalmente diferente para melhor face ao da anterior geração. Acabou-se a profusão de botões, substituídos por um ecrã táctil, policromático e com sistema de navegação nesta versão. 

Além disso, tendo encolhido por fora, cresceu por dentro: quatro adultos com mais de 1,80m sentam-se à vontade no habitáculo.

O modelo premiado custa desde 27.470€ - com o nível de equipamento base Edition e sem quaisquer extras o preço do carro é de 24.720€.

--%>