Fugas - notícias

Fernando Veludo/NFactos

Continuação: página 2 de 5

Portugal em festa(s) na passagem de ano

Lisboa
A vida são dois dias, o Carnaval são três e o Réveillon da capital, mais uma vez, não lhe quis ficar atrás. No dia 30, Miguel Araújo sobe ao palco do Terreiro do Paço, seguido dos DJ Wilson Honrado e João Vaz. Enquanto a última noite do ano recebe Rui Veloso ainda em 2016 e Agir já em 2017. No dia 1 de Janeiro, a música regressa à Praça do Comércio durante a tarde, com concertos da fadista Raquel e da orquestra Roemer Pinatel.

Porto
Em 2013, o autarca do Porto anunciou que queria fazer da passagem de ano uma “data referencial para a cidade”. Em três anos, o Porto tornou-se “o destino mais procurado em todo o país” para celebrar a entrada no novo ano, garante Rui Moreira em declarações à agência Lusa. A autarquia espera que se juntem “cerca de 100 mil pessoas” só na Avenida dos Aliados, mas a programação distribui-se um pouco por toda a cidade. Haverá quatro palcos com concertos de música de estilos diferentes. No palco dos Aliados tocam os Blind Zero e, depois do fogo-de-artifício, Os Azeitonas, naquele que será o último concerto com a participação de Miguel Araújo, que a partir de 2017 se dedica em exclusivo à carreira a solo. Já as praças D. João I, Poveiros e Leões contam com actuações de vários DJ noite fora. E o tradicional espectáculo de pirotécnica sobre o rio Douro e as pontes da Invicta é pretexto mais do que suficiente.

Sesimbra
Animação, concertos e fogo-de-artifício ao som de Mozart sobre a baía. São estes os principais ingredientes dos festejos na vila de Sesimbra (sem esquecer outro, mais inusitado mas que se tem tornado uma tradição: pela décima vez consecutiva, há quem vá passar o ano debaixo de água, vide Réveillon Subaquático na secção “Festejos alternativos”).
Mas voltemos ao programa dos festejos a seco. Os bares localizados ao longo da marginal prometem manter a festa animada (e regada) até de madrugada, enquanto a música sobe aos dois palcos da vila a partir das 22h. No Largo da Marinha, há DJ Dove e o Largo de Bombaldes recebe DJ Júlio Costa. Quando soar a meia noite, o céu da baía de Sesimbra iluminar-se-á com um espectáculo piromusical de cerca de 15 minutos, num “Hino à Vida” que pretende assinalar os 260 anos do nascimento de Amadeus Mozart.

Setúbal e Tróia
O Fim de Ano Azul une as duas margens do rio Sado num grande espectáculo de pirotecnia ao soar das doze badaladas. E enquanto se dança com um pé em 2016 e outro já em 2017, também Tróia e Setúbal se animam de um lado e do outro do rio. Em Tróia, a marina e o casino concentram as principais celebrações, enquanto a frente ribeirinha de Setúbal conta com concertos na Doca dos Pescadores (Supernova e DJ D'Cult) e na praia da Saúde (Jorge Nice).

Torre de Moncorvo
O largo General Claudino, junto à igreja matriz de Torre de Moncorvo (distrito de Bragança), recebe três concertos ao longo da noite, com destaque para a fadista Cuca Roseta. No programa festivo ouve-se ainda Namari e DJ Nerik antes do fogo-de-artifício.

Vendas Novas
O município vai promover, “pela primeira vez”, uma festa de Réveillon gratuita e ao ar livre, na parada D. Pedro V. O programa começa às 23h, com concerto da banda Back Up. Segue-se fogo-de-artifício e um espectáculo em vídeo mapping.

--%>