A região da Madeira, a cidade de Viseu, o turismo de natureza e a gastronomia vão estar em destaque na edição da Bolsa de Turismo de Lisboa que arranca esta quarta-feira. As portas abrem ao público a 18 e 19 de Março.
O turismo tem registado um boom em Portugal e a BTL quer seguir-lhe as pisadas. A 29.ª edição da maior feira de turismo do país ocupa os pavilhões da FIL, no Parque das Nações até domingo, 19 de Março, com mais de 1200 expositores de entidades e empresas ligadas ao sector.
Enquanto os três primeiros dias são de acesso exclusivo a profissionais, as portas abrem-se ao público em geral no fim-de-semana, com propostas de viagens “a preços altamente competitivos”, promoções, várias actividades e muita animação.
À semelhança de anos anteriores, as entidades nacionais e regionais de promoção do turismo vão estar localizadas no Pavilhão 1, enquanto o Pavilhão 2 vai ser dedicado a serviços e empresas hoteleiras e o Pavilhão 3 aos operadores e distribuidores turísticos e agências de viagens. Este ano, a feira expande-se a um quarto pavilhão, dedicado à gastronomia, com várias empresas de restauração presentes.
A 29.ª edição é dedicada ao turismo de natureza e, por isso, a temática vai ter uma área expositiva própria, com empresas e entidades ligadas ao sector em Portugal. Já a Madeira é o destino nacional convidado deste ano e, pela primeira vez, há também uma cidade nacional convidada, Viseu. “Esta nova categoria de Destinos Convidados da BTL é uma aposta que vai ao encontro da promoção de novos pólos de interesse, que constituem alternativas de excelência às grandes cidades”, afirma a organização em comunicado.
Esta edição concentrará 1200 expositores, estando confirmadas todas as entidades regionais de Turismo e 30 municípios, além de 42 destinos internacionais, numa área total de mais de 37 mil metros quadrados. A forte presença de municípios portugueses é um dos destaques, com alguns concelhos a ter um espaço próprio na feira pela primeira vez, como é o caso de Alenquer, Barcelos, Esposende, Mafra, Nisa, Penamacor e São Pedro do Sul. Entre os destinos internacionais há presenças inéditas no certame como a Argentina, Taipé, Zimbabué, Colômbia, África do Sul, Peru, Galiza (Espanha) e Minas Gerais (Brasil).
Como vem sendo habitual, prometem-se descontos e “promoções exclusivas” em diversos pacotes de viagem, seja para escapadas de fim-de-semana, férias de Páscoa ou de Verão. Um vasto programa de actividades e de animação vai decorrer ao longo dos cinco dias de evento, com provas de vinhos, degustações, concursos, workshops e actuações musicais.
Nos dois dias abertos ao público, haverá ainda uma outra novidade: uma kids route pela feira, com um programa de actividades exclusivo para as crianças, com caças ao tesouro e jogos tradicionais, de vídeo e interactivos, entre “muitas outras surpresas”.
Em 2016, a BTL recebeu 75.428 visitantes durante os cinco dias da Feira, o que corresponde a um aumento de 4% face a 2015, contando a organização este ano voltar a ultrapassar os 75 mil visitantes.