Fugas - notícias

Adriano Miranda

Barca Velha 2008 conquista pontuação máxima da Wine Enthusiast

Por Fugas

A revista especializada em vinhos atribuiu 100 pontos à 18.ª edição do Barca Velha, produção icónica e rara da Casa Ferreirinha.

Lançado no ano passado, o Barca Velha de 2008 torna-se, assim, o primeiro vinho português não fortificado a atingir a pontuação máxima de 100 pontos atribuída pela Wine Enthusiast. Em 2014, a colheita de 2004 tinha obtido 99 pontos na classificação da publicação especializada norte-americana.

“É sempre um grande motivo de orgulho ver o trabalho da nossa equipa reconhecido ao mais alto nível”, congratula-se Luís Sottomayor, enólogo responsável pelos vinhos da Casa Ferreirinha há mais de dez anos. “Esta distinção nunca antes alcançada representa, acima de tudo, o reconhecimento do esforço constante que a Casa Ferreirinha tem feito desde 1952 para assegurar a sustentada melhoria dos vinhos DOC do Douro”, afirma em comunicado.

Foi em 1952 que se concretizou o sonho antigo de Fernando Nicolau de Almeida, então enólogo da Casa Ferreirinha: nascia o Barca Velha, um tinto de mesa do Douro, produzido numa altura em que toda a região se centrava quase exclusivamente no vinho do Porto.

Em 64 anos, chegaram ao mercado 18 vinhos com o rótulo Barca Velha, um vinho raro e caro que se tornou objecto de desejo em Portugal. O último, esta colheita de 2008, foi apresentado em Outubro do ano passado e as primeiras reacções foram entusiásticas, escrevia então Pedro Garcias na Fugas. “É um estilo mais clássico, marcado por um maior vigor tânico e que requer alguma paciência e conhecimento por parte de quem o beber”, descrevia.

--%>