Fugas - notícias

  • Marchas na Avenida da Liberdade
    Marchas na Avenida da Liberdade Filipe Casaca
  • Famalicão já cheira a Festas Antoninas
    Famalicão já cheira a Festas Antoninas Carla Rosado
  • O 21.º Encontro Internacional de Estátuas Vivas instala-se em Espinho
    O 21.º Encontro Internacional de Estátuas Vivas instala-se em Espinho Paulo Pimenta
  • O International Boat Show atraca na Marina de Vilamoura
    O International Boat Show atraca na Marina de Vilamoura DR
  • O mundo da cerveja artesanal no Porto Beer Fest
    O mundo da cerveja artesanal no Porto Beer Fest Reuters
  • Soy Loco Por Ti, America em Lisboa
    Soy Loco Por Ti, America em Lisboa DR
  • Festa da Coca em Monção
    Festa da Coca em Monção DR

Sete ideias para aproveitar os feriados (e não só)

Por Cláudia Alpendre Marques

Com os santos populares à porta, ainda há tempo para estátuas vivas, cerveja, barcos e um jardim com vista para a América Latina.

Antoninas em marcha
Vila Nova de Famalicão, Praça D. Maria II, Parque da Devesa, outros locais | Até 13 de Junho

Manjericos com quadras populares, balões de papel, arcos cheios de cor, sardinha assada, febras na brasa, caldo verde, vinho tinto na pipa, bailaricos. Em Vila Nova de Famalicão, já cheira a Festas Antoninas. Reivindicadas como "uma das maiores romarias do norte do país", são marcadas pela tradição e devoção a Santo António, padroeiro da cidade minhota. As marchas, as rusgas, as fogueiras, as cascatas e a distribuição do pão são alguns dos momentos emblemáticos de um programa cultural e desportivo recheado, para todas as idades. E como não há festa sem música, marca-se o compasso com cavaquinhos, concertinas, cantares ao desafio e concertos de Terra Batida e Tiago Bettencourt (sábado, às 22h), entre outros. 
Grátis

Não mexe
Espinho, Praça Dr. José Salvador (Largo da Câmara Municipal) | Dias 10 e 11 de Junho 

Podia ser mais um Desafio do Manequim (ou Mannequin Challenge), a moda da Internet que põe pessoas-personagens imobilizadas em posições do dia-a-dia, tal e qual um boneco de cera. Mas não é. O 21.º Encontro Internacional de Estátuas Vivas instala-se em Espinho e, durante dois dias, mostra o desafio que é a arte da imobilidade expressiva, sem esquecer a cumplicidade entre os artistas e o público. O evento divide-se em dois momentos: o Lu(g)ar de Estátuas, que reúne 15 artistas distinguidos em edições anteriores (sábado, às 21h30) e o concurso que conta com 40 "exemplares" e convidados de Israel, Argentina, França e Ucrânia (domingo, às 15h). Cumprindo a tradição, o recordista do Guinness António Gomes dos Santos volta a marcar presença no encontro, como artista e como membro do júri.
Grátis

Marchas na avenida
Lisboa, Avenida da Liberdade | Dia 12 de Junho

Das sardinhas aos manjericos, dos arraiais aos casamentos de Santo António, passando pela música, teatro ou cinema. O programa é vasto, mas o postal ilustrado das Festas de Lisboa passa muito pelas tradicionais marchas populares, criadas nos anos 1930. A concurso estão as produções de 23 bairros alfacinhas, num ano que marca o regresso das marchas do Castelo e de Belém. A desfilar, como convidadas, estão também a Rua do Cabide, de Quarteira, a Associação do Bairro dos Anjos, de Leiria, e a Associação Folclórica Cultural e Recreativa Verde Gaio de Lordosa, de Viseu.
Horário: segunda, às 21h.
Grátis

Boat show na marina
Vilamoura, Marina | De 10 a 18 de Junho

Durante uma semana, o International Boat Show dá a conhecer as novidades do sector pelas mãos dos principais operadores de embarcações e equipamentos náuticos. Os visitantes são convidados a conhecer (e até experimentar) as tipologias em exposição, com atendimento personalizado. Chaparral, Greenline, Chris Craft Launch, Sessa Marine, Key Largo, Starfisher, Azimut, Pershing ou Ferretti Group são algumas das marcas presentes na Marina de Vilamoura, pioneira no país (conta já com mais de 40 anos de actividade) e distinguida com vários prémios, entre eles as 5 Âncoras da Yacht Harbour Association (Melhor Marina Internacional).
Horários: todos os dias, das 12h às 22h.
Grátis

Tão artesanal como a sua sede
Porto, Jardins do Palácio de Cristal | De 14 a 18 de Junho

Mais de 200 cervejas diferentes, produtores nacionais e internacionais, degustações, provas comentadas, comida de rua, labshops e música. Aí está a segunda edição do Porto Beer Fest, o festival que propõe "uma viagem à cultura da cerveja artesanal" e que, este ano, se prolonga por cinco dias. Os adeptos do futebol não são esquecidos: no dia 18, às 15h, há transmissão do jogo Portugal-México da Taça das Confederações. A iniciativa, integrada nas Festas de São João da invicta, é co-organizada pela OG & Associados e pela Porto Lazer.
Horários: quarta e sexta, das 17h à 1h; quinta, sábado e domingo, das 13h à 1h.
Grátis

Soy Loco Por Ti, America
Lisboa, Jardim do Palácio Pimenta - Museu de Lisboa | De 15 a 18 de Junho

A canção gravada por Caetano Veloso em 1968 dá o nome e o mote ao festival que põe três continentes de mãos dadas, com um oceano pelo meio. A ideia é viajar e deixar-se inspirar pelo património latino-americano, através da literatura, da música e da gastronomia, e partilhar os traços culturais da Europa, África e América. Tudo sem sair dos jardins do Palácio Pimenta, em Lisboa. O espaço do solar transforma-se num verdadeiro paraíso tropical, onde as tardes são ocupadas por leituras de poetas novos e consagrados como Matilde Campilho, Adriana Calcanhotto ou Mariano Moravatto, e as noites dão lugar ao ritmo afroperuano de Susana Baca (dia 15), ao jazz cubano de Yilian Cañizares (16), ao tango de Adriana Varela (17) e à música popular brasileira de Chico César (18). É aproveitar e celebrar este amor.
Horários: leituras às 19h (dia 18, às 18h); concertos às 22h.
Grátis

Festa da Coca
Monção, Centro histórico | De 14 a 18 de Junho

Por estes dias, a Coca anda à solta no centro histórico de Monção. O "animal", uma espécie de dragão com escamas que representa o Mal, é a personagem central das festas da vila, também conhecidas como O Corpo de Deus. No alinhamento, há arruadas, fado, bandas filarmónicas, cortejos etnográficos, a Procissão Solene e o tradicional combate entre S. Jorge e a Coca onde é pedido "que o cavaleiro do reino esteja à altura e ganhe o combate para termos bom vinho Alvarinho nas adegas e nas mesas".
Grátis

--%>