Fugas - notícias

  • O Belém Art Fest leva
    O Belém Art Fest leva "Chico Fininho" ao Mosteiro dos Jerónimos Daniel Rocha
  • Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância
    Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância António Carrapato
  • Rota do Petisco por Terras do Arade
    Rota do Petisco por Terras do Arade DR
  • "The Portuguese Prison Photo Project" na Cadeia da Relação do Porto Luís Barbosa
  • Braga Barroca com Sabores Setecentistas
    Braga Barroca com Sabores Setecentistas DR
  • Festa das Vindimas em Viseu
    Festa das Vindimas em Viseu Miguel Madeira
  • Paletes de luz em Cascais. É o Lumina - Festival da Luz
    Paletes de luz em Cascais. É o Lumina - Festival da Luz DR

Continuação: página 2 de 2

Sete ideias para sair esta semana

Sabores setecentistas
Braga, Praça Municipal e outros espaços
 | De 20 a 24 de Setembro

Pastelinhos de cidrão, rosquinhas, viúvas, toucinho do céu, pastéis de noz, pudim Abade de Priscos, celestes, maçapão… A história dos doces conventuais e tradicionais de Braga é contada e servida na mostra de Sabores Setecentistas instalada no centro histórico. O mercado é uma das atracções do programa Braga Barroca que, entre 15 e 24 de Setembro, recria o ambiente artístico e cultural vivido nos séculos XVII e XVIII. Aos prazeres da comida juntam-se artes e ofícios, encenações, saraus de música e dança, visitas guiadas, exposições (destaque para Josefa de Óbidos, Pintura em Tempo Barroco no renovado Palácio do Raio), animação de rua e workshops para dar a conhecer o legado barroco que ainda marca a cidade.
Grátis

Já cheira a vindimas
Viseu, Mercado 2 de Maio
 | De 21 a 24 de Setembro

Por terras de Viseu, cidade vinhateira do Dão, celebra-se a identidade da região com a Festa das Vindimas. Nos cestos desta quarta edição, que volta a sedear-se no Mercado 2 de Maio, cabem mostras de vinhos, sabores e gastronomia, artesanato, jogos, conversas, provas, uma meia maratona e concertos com convidadas como Teresa Salgueiro, Márcia ou Ana Moura, num assumido tributo às mulheres do Dão. E porque o trabalho de campo é essencial para o resultado final, quem quiser (e tiver forças para) experienciar a vindima, com colheita da uva e pisa tradicional, pode fazê-lo numa das 13 quintas que se associaram à festa: Quinta do Medronheiro, Quinta Chão de São Francisco, Quinta de Turquide, Quinta Vinha Paz, Quinta da Falorca, Quinta de Reis, Quinta de Cabriz, Casa de Santar, Quinta do Cruzeiro, Quinta do Perdigão, Quinta Pedra Cancela, Quinta de Lemos e Casa da Ínsua (inscrições até dia 21).
Horários: quinta a sábado, das 17h às 24h; domingo, das 15h às 19h.
Grátis
Programa completo e reservas em www.festa.vindimasviseu.pt

Paletes de luz
Cascais, Vila
 | De 22 a 29 de Setembro

À primeira vista parecem repolhos expostos em caixas de mercearia. A instalação Green Marvelous Opulence, assinada pela dupla Maro Avrabou e Dimitri Xenakis, pega em sacos de plástico dobrados para se debruçar sobre o tema da reutilização de objectos do quotidiano e questionar os perigos da produção padronizada e em série. É uma das 20 peças expostas na sexta edição do Lumina - Festival da Luz, produzido pelo atelier O Cubo, que recria a paisagem urbana da vila de Cascais com performances, projecções multimédia e obras interactivas. Este ano, as luzes apontam para a Natureza, tema que serve de inspiração aos 40 artistas vindos de várias latitudes - Portugal, Alemanha, Eslovénia, França, Hungria, Israel, Nova Zelândia, Polónia, Reino Unido e Bélgica (país convidado). Entre paletes de repolhos, túneis de amor, tapetes voadores, bebés gigantes, galáxias e outros universos, é seguir o percurso e deixar-se iluminar.
Grátis

--%>