Há mais de uma década que a Real Companhia Velha (RCV), uma empresa com o peso, saber e autoridade que resulta dos seus 258 anos de história, decidiu enveredar por um caminho de pesquisa, inovação e experimentação. O objectivo passa por procurar novos rumos e vinhos diferenciadores para a afirmação do Douro ao nível global, experimentando castas reconhecidas internacionalmente e recuperando também variedades autóctones e antigas já praticamente desaparecidas e abandonadas.
Comercialmente, o mercado consagrou já os brancos Chardonnay da Quinta de Cidrô, mas o que verdadeiramente motiva a equipa de enologia liderada por Jorge Moreira são as colheitas com as castas antigas da região, como a Rufete e a Tinta Francisca, que proporcionam vinhos longevos, frescos e elegantes, como o Douro há muito procura, e capazes de se afirmar no contexto mundial dos vinhos de topo.
A última grande novidade veio com a branca Samarrinho, uma casta com encepamento muito antigo no Douro e cuja colheita de 2013 tem revelado uma evolução extraordinária. Pedro Silva Reis, presidente da RCV, acredita que a Samarrinho pode mesmo tornar-se numa referência para os brancos da região, pelo que a empresa decidiu já avançar para um processo de apuramento clonal que está a ser desenvolvido com o Instituto Superior de Agronomia. O problema é, para já, o material genético existente — que se encontra em acelerado processo degenerativo — se mostrar muito sensível a doenças como o desavinho e bagoinha, o que fez com que se perdesse toda a colheita de 2014.
É, também por isso, um vinho absolutamente raro, mas também com um perfil muito diferente das outras castas brancas do Douro. Com aromas e uma frescura notáveis desde o início, surpreende pela qualidade de evolução e complexidade que ganha com o estágio em garrafa. A par da estrutura, mostra também uma gordura e complexidade notáveis, com nuances de mel na boca e nariz que apontam para o estilo dos melhores Riesling. Um vinho raro e muito prometedor de uma colheita para já única da qual foram lançadas apenas 860 garrafas.