Os vinhos aqui apresentados são, na sua maioria, novidades que chegaram recentemente ao mercado. A Fugas recebeu ?amostras dos produtores e provou-as de acordo com os seus critérios editoriais.
As amostras podem ser enviadas para a seguinte morada: Fugas - Vinhos em Prova, Praça Coronel Pacheco, n.º 2, 3.º 4050-453 PortoOs vinhos produzidos nas imediações da unidade de enoturismo A Serenada são enganadores. Porque nascem a escassa distância do Atlântico (cerca de 10 km), poderia supor-se que a brisa temperada pelo mar e a humidade dessem origem a vinhos com um perfil jovem, marcado pela expressão da fruta.
Os Serras de Grândola que nascem na propriedade estão longe de ser assim. O que os distingue não é a fogosidade. São aromas associados a alguma evolução em garrafa, uma espessura de corpo que por vezes se consegue no contacto do vinho em fermentação com borras finas ou com o estágio em madeira e uma complexidade que por vezes se associa ao envelhecimento. Estas características tornam-nos singulares — e muito estimáveis e aptos para harmonizações que vão muito para lá do convencional peixe ou marisco.
O que determina esta natureza aos Serras de Grândola não há-de ser por isso a influência climática. Claro que a acidez natural destes vinhos, que se manifesta num final persistente, seco e fresco, deve muito à proximidade do mar e à altitude (150 metros) das vinhas. No caso do Vinha Cinquentenária, há também que admitir o contributo que as vinhas velhas, plantadas em 1961, oferecem à sua concentração e complexidade. Mas para lá do terroir há uma intenção enológica que os define.
Note-se o caso do Verdelho da colheita de 2014 — para lá deste monocasta e do Vinhas Cinquentenárias, os Serras de Grândola incluem ainda um blend entre Arinto e Gouveio que, curiosamente, faz parte da família genética do Verdelho, embora haja polémica sobre se são ou não a mesma casta. Com uma bela cor esverdeada, mostra um leque de aromas original, onde sobressaem notas vegetais e toques apetrolados que fazem lembrar os Riesling. Seco, tenso, muito preciso e fresco, com final persistente, é um vinho muito interessante e recomendável para acompanhar pratos de carne branca, queijos ou peixes gordos assados