A meio caminho das duas Freshwater fica Barafundle Bay, praia que já tem lugar cativo nas listas das mais bonitas da Grã Bretanha. Forma uma concha de areias imaculadas, circunscrita por uma cortina de falésias cobertas de bosques luxuriantes. Não tem parque de estacionamento, não há lojas, nem sequer um carrinho de gelados e é preciso caminhar no trilho costeiro pelo menos vinte minutos para lá chegar.
Claro que nem todo o litoral do condado está tão intacto e pelo meio há uma série de aldeias e vilas balneares, a mais popular das quais é Tenby. Antiga povoação fortificada e porto comercial, converteu-se depois, no século XVIII, num dos primeiros centros turísticos do país, onde se ia a banhos por receita médica. O centro antigo conserva testemunhos doutros tempos, desde parte das muralhas até ruínas do castelo, passando pela casa dos mercadores, à mistura com uma enorme profusão de negócios turísticos com cheiro a perfume antigo.
Nada disto impede que as praias em volta sejam excelentes, oferecendo uma variedade de cenários que vão da pequena enseada urbana até aos mais de dois quilómetros de dunas monumentais que se alongam para sul. Tendy também tem uma ilha em frente, menos procurada por pássaros que por monges cirtercenses que se entretêm a fazer perfumes. Como se faltassem no litoral de Gales, a ilha de Caldey oferece ainda uma praia magnífica, pouco frequentada e com zero de infra-estruturas.
Quando ir
A ilha de Skomer aceita 250 visitantes diários de Abril e Outubro. As estrelas do "espectáculo" selvagem variam consoante a altura da visita. Em Abril avistam-se focas cinzentas em grande número. Maio é o mês das flores silvestres, em Junho as crias das aves marinhas estão a sair dos ovos e no mês seguinte começam a voar. Agosto é o mês para ver golfinhos, Setembro aquele em que as crias de pardelas-sombrias se fazem ao ar. Há focas todo o ano estacionadas em Skomer, mas Outubro é o mês em que as crias de cor branca cremosa saem para o mar. No que respeita a praias e banhos no litoral de Pembrokeshire, a melhor temporada é Setembro/Outubro, quando a água do mar está menos fria e os dias são em geral menos chuvosos. O Outono é boa altura para passear no trilho costeiro, mas melhor ainda é a Primavera, quando as charnecas à beira-mar são cobertas por inebriantes tapetes floridos.
Como ir
O acesso a Skomer faz-se exclusivamente através da Dale Sailing, também única empresa a viajar entre as três ilhas ao largo de Marloes. O barco tipo traineira tem 50 lugares (12? por adulto), o que quer dizer que só há cinco viagens diárias para lá e outras tantas para cá. As partidas são de Martin"s Haven, que fica a apenas um quilómetro e 20 minutos de barco de Skomer. Mas é frequente o mar estar ondulado no estreito de Jack Sound e muitos dias as saídas são canceladas. Convém, portanto, reservar antes e ter muita paciência. Mais informações em www.pembrokeshireislands.co.uk e www.dale-sailing.co.uk. A melhor maneira de explorar a costa de Pembrokeshire é percorrer a pé os seus 299 km de trilho sinalizado, mas já se sabe que o exercício não é para todos. Na maior parte das estradas que levam ao mar só cabe um carro de cada vez, o que quer dizer que tem de se conduzir devagar e muitas vezes em marcha atrás para deixar passar quem vem em sentido contrário. As placas de sinalização estão frequentemente tapadas pela vegetação, o que torna o uso de GPS muito recomendável.