"Da exuberância de um festival comunitário" no Mali à "solidão da vida 'fora do sistema' em Gales", de "paisagens deslumbrantes" - naturais e urbanas - à "minúcia de uma colónia de formigas" e a "grandes planos de caça leonina". Há todo um mundo, num caleidoscópio de detalhes e contrastes, entre as fotografias vencedoras do Travel Photographer of the Year (TPOTY), competição internacional que, reunindo profissionais ou amadores, é considerada a maior do género. Na edição deste ano, revelou a organização, foram recebidas participações de quase uma centena de países.
A vitória - portanto, o verdadeiro Travel Photographer of the Year 2013 - foi para o britânico Timothy Allen pelas "suas imagens a preto-e-branco do festival na mesquita de adobe do Mali e da vida do povo Dogon". Mas Allen foi ainda distinguido pelos seus retratos captados em geografias tão díspares quanto o País de Gales e o Butão. Allen já tinha sido distinguido em outras edições da competição mas é a primeira vez que consegue o grande prémio (cinco mil libras, no caso, a que se juntam material e um conjunto exclusivíssimo de velhos whiskies da marca patrocinadora, a Cutty Sark, e uma prancha de surf personalizada).
Allen conseguiu o mesmo o feito de ter quatro portefólios seus como finalistas em quatro diferentes categorias. Para os jurados - todos nomes firmados de diferentes campos da arte fotográfica -, o conjunto do trabalho de Allen revela a sua "capacidade para contar histórias com a sua fotografia".
A competição atribui ainda prémios em várias categorias e temáticas (portefólios, melhor imagem de portefólio, Culturas emergentes & em extinção, etc.) e também distingue os novos talentos e os concorrentes mais jovens (este ano, nesta última secção, há premiados com 17, 14 e mesmo 10 anos).
Desde 2012, a fotografia abriu também campo a uma secção para vídeo. O vencedor este ano foi o britânico James Morgan com um trabalho sobre as Cholitas (grupo de bolivianas que se dedicam à luta livre).
Entre os finalistas ao TPOTY 2013, embora no final sem direito a prémio, contavam-se participações de Portugal assinadas por Gilberto Costa, Ruben Vicente e Carlos Esteves (que, em 2012 conquistou uma menção honrosa).
Os prémios são decididos por um grupo de profissionais da fotografia onde se incluem fotógrafos como Eamonn McCabe, Nick Meers e Chris Weston ou os editores de fotografia da revista de viagens internacional Condé Nast Traveller ou da revista de fotografia alemã Foto Magazin.
Além da exposição virtual mundial que estão a ter, as imagens premiadas vão estar expostas na Royal Geographical Society de Londres (de 11 de Julho a 17 de Agosto). Segundo a organização, a exposição dos vencedores realizada no Verão passado recebeu mais de 50 mil visitantes.
A competição Travel Photographer of the Year, a que podem concorrer fotógrafos, amadores e profissionais, de todo o mundo, foi criada em 2003 pelo fotógrafo Chris Coe. A próxima edição começa a aceitar participações na Primavera.
____
Travel Photographer of the Year: Site | Facebook