Fugas - Viagens

  • O autor do blogue
    O autor do blogue Nelson Carvalheiro
  • Portugal e Lisboa estão sempre presentes no seu blogue
    Portugal e Lisboa estão sempre presentes no seu blogue Nelson Carvalheiro
  • Lisboa
    Lisboa Nelson Carvalheiro
  • Lisboa
    Lisboa Nelson Carvalheiro
  • Lisboa
    Lisboa Nelson Carvalheiro
  • Um salto a Coimbra
    Um salto a Coimbra Nelson Carvalheiro
  • Tavira no Instagram
    Tavira no Instagram Nelson Carvalheiro
  • No blogue não falta comida. Até receitas, como a do arroz de marisco
    No blogue não falta comida. Até receitas, como a do arroz de marisco Nelson Carvalheiro
  • Tapas em Madrid, que a gastronomia é fulcral nestas viagens
    Tapas em Madrid, que a gastronomia é fulcral nestas viagens Nelson Carvalheiro
  • E a cozinhar na Escola de Culinária de Berlim
    E a cozinhar na Escola de Culinária de Berlim Nelson Carvalheiro
  • Berlim
    Berlim Nelson Carvalheiro
  • Uma das suas vistas preferidas fora de Portugal: Big Sur, Califórnia
    Uma das suas vistas preferidas fora de Portugal: Big Sur, Califórnia Nelson Carvalheiro
  • Por Londres
    Por Londres Nelson Carvalheiro
  • Painel na Calçada do Correio Velho, em Lisboa: uma frase que sente mais fundo, da lavra do padre António Vieira:
    Painel na Calçada do Correio Velho, em Lisboa: uma frase que sente mais fundo, da lavra do padre António Vieira: "Para nascer, Portugal; para morrer, o mundo" Nelson Carvalheiro

Nelson, português do mundo e blogger de viagens europeu do ano

Por Luís J. Santos

Declarado Travel Blogger 2014 para a Europa na feira de turismo de Madrid, Nelson Carvalheiro escreve em inglês para o mundo. "Portugal é a minha identidade e uma marca que levo comigo para onde viajo", diz o blogger à Fugas.

"People, Travel and Food". É sobre estes três pilares que se vai erigindo o blogue de Nelson Carvalheiro, 32 anos, um português que não pára de viajar quer por razões profissionais quer pessoais. Tanto que, enquanto fomos conversando à distância, Nelson, que estava em Espanha para receber o prémio de blogger europeu do ano durante a Fitur - a Feira Internacional de Turismo em Madrid -, nos enviava um número de contacto da Alemanha, onde actualmente trabalha, depois um mail durante uma escala em Istambul e por fim alguns comentários a partir do Bahrein, que o convidou para blogar sobre o país.

Na Fitur, Nelson recebeu o Travel Blogger 2014 para a Europa, uma distinção votada online –de onde saiu também vencedor, a nível das Américas, o colombiano José Luis Pastor – e a que concorriam 248 bloggers de 43 países. "A vitória representa uma afirmação minha e de Portugal no mundo dos blogues de viagem, especialmente porque este concurso é um dos mais reputados da comunidade" destes bloggers, diz-nos Nelson, profissional da hotelaria com carreira internacional. Foi precisamente graças à sua profissão que começou a interessar-se pelo mundo dos blogues.

Trabalhava então em Lisboa, no Palácio Belmonte. Como "recebia constantes elogios" dos hóspedes às histórias que contava e às recomendações que fazia sobre a cidade e Portugal, decidiu passar a publicar todas essas informações e experiências. Assim nasceu o blogue, uma "plataforma de histórias e fotografias de viagem", por onde perpassa “o 'sentido de estar' de cada destino". Há dicas de diversas partes do mundo mas há um destino sempre presente e especial: “Portugal é a minha identidade e uma marca que levo comigo para onde viajo", diz-nos Nelson, que guarda na memória os tempos passados numa quinta dos avós em Marinha das Ondas, aldeia (agora vila) da Figueira da Foz. Por isso procura "sucessivamente" "locais pequenos e íntimos", onde, mesmo quem não está familiarizado com o país, "pode ter contacto com a nossa cultura em estado puro".   

Para Nelson, o blogue parte de "uma vontade de descobrir e relatar as experiências que são dignas de contar ao mundo". Sempre com "as pessoas, as suas características, a sua personalidade e os seus costumes” como força-motriz. Porque são essas particularidades que “dão vida a um destino", reforça. A comida é outro factor primordial: “Sou um crente da identidade cultural através da gastronomia”.

Quem viajar pelo seu blogue (escrito em inglês porque, diz-nos, a “maior parte” da sua educação “foi feita nessa língua” e esta é também “a principal língua” do público a que se dirige) –, tanto pode passar de um restaurante especial da Tribeca de Nova Iorque à sericaia alentejana, de dicas para um fim-de-semana inesquecível em Lisboa aos azulejos portugueses ou ao património Unesco de Coimbra. Pelo seu top de destinos para 2014, Lisboa vem logo à cabeça e, entre sugestões do Rio ao Bahrein, da Califórnia a Moçambique, há ainda destaque para a algarvia Tavira.

O blogue até é recente (foi criado em Fevereiro do ano passado) mas, conta-nos Nelson, já tem “mais de 15 mil visitantes” fiéis por mês, além de contar com um bom número de seguidores nas redes sociais, do Facebook (cerca de três mil) ao Twitter (mais de 12 mil) ou Instagram (perto de 10 mil). Mais de metade dos seus leitores é dos EUA, seguindo-se Portugal e os países do Norte da Europa.

Ainda assim, apesar de já ser lido por muita gente, Nelson não se considera "um escritor": o blogue foi "criado de forma amadora e ainda o é em grande parte", refere o viajante que, porém, já apostou em formação específica para o tema, tendo estudado escrita e fotografia de viagens em Londres. Mas o que não quer mesmo sentir é uma "obrigatoriedade" diarística. "Apenas quero contar histórias interessantes sobre as minhas viagens, sobre destinos, gastronomia e pessoas que conheço", diz. É "muito importante que este sentido de vontade não seja substituído por obrigatoriedade".

Com o trabalho na hotelaria a levá-lo de Portugal ao Reino Unido, da Espanha à Alemanha, dos EUA ao Brasil, o blogger reconhece que a profissão ajuda em matéria de conteúdos: trabalhar no ramo permite “viajar e conhecer muitos destinos interessantes", ainda mais porque as pessoas com quem trabalha são das mais variadas nacionalidades, “o que é um bónus para conhecer um pouco mais do mundo". Na bagagem leva já também convites para blogar sobre destinos como a Índia (Kerala) ou o Bahrein, por onde se encontra por estes dias, além de já ter tido as suas recomendações de viagem publicadas na Vanity Fair italiana e na revista de bordo da aérea australiana Qantas ou ter visto fotos suas de Berlim destacadas em publicações alemãs.

Entre viagens, tem já outros grandes projectos a correr. Actualmente, está a colaborar com a APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia “como embaixador do turismo culinário em Portugal junto da comunidade de bloggers mundial", e integra o conselho do World Food Travel Summit, evento que irá decorrer no Estoril em Abril de 2015. E não se fica por aqui: em paralelo, colabora com a editora alemã teNeues para a edição dos guias de viagem Cool Cities.

“Agora, com este prémio, as responsabilidades são outras”, conclui Nelson. É também com esse sentido das “responsabilidades” que planeia pôr fim ao reinado do inglês como língua única do seu blogue: entre viagens, por Portugal e pelo mundo, “o português vai ser uma realidade em breve”, promete.

________________
Nelson Carvalheiro
: blogue | facebook | twitter | instragram
 

--%>