Praia, montanha e natureza
O sonho? Só terminar na América do Sul, na volta ao mundo que ambicionavam antes de serem obrigados a “encurtar os planos” por falta de fundos. “Se a viagem correr bem e se encontrarmos algum trabalho até pode ser que tenhamos dinheiro para continuar”, sonha Susana. No entanto, por agora a meta é mesmo chegar à Nova Zelândia, o país que o casal aguarda com mais expectativa. “Tem tudo: praias, montanha, natureza, é bonito e distante, sempre tive esse encanto”, conta Susana. “Tem qualquer coisa de mágico”, remata José.
Admitem que sempre foram “mais direccionados para a natureza do que para grandes cidades e metrópoles” e, por isso, os locais que não querem deixar de visiatr fazem-se de flora e fauna abundantes, paisagens a perder de vista. À Nova Zelândia acrescenta-se a Mongólia, “pela natureza e horizontes vastos”; o Nepal e o Tibete, “pela carga espiritual, pela cultura muito simples e o facto de viverem bem com a natureza envolvente”; e um sítio da China, “pelas montanhas que parecem diferentes de tudo o que já vimos até hoje e amigos dizem ser das melhores paisagens de sempre”. Confessa Susana: “tenho o nome escrito há anos no caderno, mas não sei dizer [risos], só sei que vi uma fotografia e podemos não ir a mais lado nenhum, mas temos de ir ali”. Mais tarde descobrimos: o sítio é Zhangjiajie, com os seus finos e vertiginosos penhascos.
No entanto, garantem que o mais importante “não é propriamente os sítios onde vão, mas o viajar e andar sem data ou destino certo”. “Acho que isso é que nos traz mais experiências e nos valoriza enquanto pessoas”, defende José. Por isso, ainda não sabem onde terminam ou quando regressam, mas é provável que voltem sempre a partir. Afinal de contas, Susana confessa-se uma “eterna inconformada” e de vez em quando sentem necessidade “de sair do país e procurar novos ares, experiências e pessoas”. “Não sei se alguma vez me vou sentir mesmo bem nalgum sítio”, resigna-se, recordando a música de António Variações: “Só estou bem aonde não estou”.
Diários da Errância
Facebook: https://www.facebook.com/DiariosdaErrancia
Blogue: http://diariosdaerrancia.blogspot.pt/
Site: http://photosketching.wix.com/travels