Fugas - Viagens

  • A Romaria de Nossa Senhora da Agonia atrai todos os anos a Viana do Castelo milhares de pessoas
    A Romaria de Nossa Senhora da Agonia atrai todos os anos a Viana do Castelo milhares de pessoas Paulo Pimenta
  • O Cortejo do Trajo de Papel, seguido de banho de mar na praia do Ourigo, é o ponto alto destes
festejos na Foz do Douro
    O Cortejo do Trajo de Papel, seguido de banho de mar na praia do Ourigo, é o ponto alto destes festejos na Foz do Douro Paulo Pimenta
  • O castelo de Silves é cenário principal da Feira
Medieval
    O castelo de Silves é cenário principal da Feira Medieval Paulo Ricca
  • Os carrosséis marcam presença em muitas festas e feiras pelo país
    Os carrosséis marcam presença em muitas festas e feiras pelo país Paulo Pimenta

Portugal em festa(s)

Por Mara Gonçalves

Até meados de Setembro, o país anima-se em sucessivas festas, numa mistura de tradições religiosas, celebrações pagãs, as férias, os regressos e os novos encontros. Agosto vai a meio e as festas populares já dançam pelo país fora, há romarias, feiras, touradas e dezenas de concertos. Para aproveitar o Verão. Até ao último cartucho.

Norte

Romaria de Nossa Senhora da Agonia
20 a 23 de Agosto, Viana do Castelo

É a rainha das romarias, nascida em 1772 da devoção dos pescadores da região à Nossa Senhora da Agonia, actualmente uma das maiores e mais tradicionais festividades religiosas do país. Na noite de 19 de Agosto começam a ser colocados os tapetes floridos nas ruas da Ribeira, dando início às celebrações. Até domingo, há procissões (ao mar e solene), desfiles, festas e cortejos com os trajes tradicionais — passeiam noivas, mordomas e lavradeiras, os garridos lenços de Viana, os ouros em filigrana a brilhar ao pescoço. Há feiras de produtos locais e de artesanato, concertinas, bombos e música tradicional. Uma “revista de gigantones e cabeçudos” ocupa todos os dias a Praça da República por volta das 12h e todas as noites terminam em fogo-de-artifício.
vianafestas.com 

Cortejo do Trajo de Papel – Festas de São Bartolomeu 
23 de Agosto, Porto

O ponto alto das Festas de São Bartolomeu — que decorrem desde o início de Julho até ao princípio de Setembro — dá-se no dia 23 de Agosto, com a missa de São Bartolomeu (às 19h na Igreja de São João Baptista) e o Cortejo do Trajo de Papel, no qual centenas de participantes desfilam pelas ruas da Foz do Douro em trajes feitos de papel sob o mote dos 600 Anos dos Descobrimentos, terminando num tradicional banho de mar na praia do Ourigo, “para expurgar todas as maleitas”. Integradas nos festejos estão ainda a I Festa do Livro de São Bartolomeu, até dia 23 de Agosto no Molhe, e a tradicional feira de artesanato no Forte de São Baptista, de 20 a 30 de Agosto.
www.aldoarfoznevogilde.pt 

Feiras Novas
11 a 14 de Setembro, Ponte de Lima

São as maiores festas de Ponte de Lima, celebradas desde 1826 em honra de Nossa Senhora das Dores — a procissão decorre sempre na segunda-feira, o último dia das festividades. Até lá são três dias de feiras francas e muita festa, com bandas filarmónicas, serenatas de fado, espectáculos de folclore, cantares ao desafio, rusgas e tocatas. Os cortejos etnográfico e histórico prometem voltar a ser dois dos pontos altos das festas do concelho. À semelhança do ano passado, a organização reaviva a tradição da tourada das Feiras Novas e haverá igualmente concursos pecuários e corridas de garranos, além dos tradicionais fogos-de-artifício.
www.cm-pontedelima.pt 

Mais festas no Norte
• Festas em Honra de Nossa Senhora do Socorro, Peso da Régua – até 16 de Agosto
• Festa da História, Bragança – até 17 de Agosto
• Festas Concelhias e de São Bartolomeu, Baião – 19 a 24 de Agosto
• Romaria de São Bartolomeu, Ponte da Barca – 19 a 24 de Agosto
• Festa dos Povos em Aquae Flaviae, Chaves – 21 a 23 de Agosto
• Festas de Nossa Senhora dos Remédios, Lamego – 27 de Agosto a 9 de Setembro
• Festa da Broa, Avintes – 28 de Agosto a 6 de Setembro

Centro

Feira de São Mateus
Até 13 de Setembro, Viseu

A “mais antiga feira franca da Península Ibérica” surge este ano de cara lavada, reinventando-se para a 623.ª edição. Tem uma nova disposição — com uma avenida a ligar a Porta de Viriato a um novo palco no espelho de água do rio Paiva e diferenças de acomodação nas áreas de comércio e de restauração — e uma aposta reforçada na programação musical, que a autarquia defende estar “mais atractiva para todos os públicos”. Numa feira que promete estar “mais autêntica e atractiva, com a matriz popular de sempre”, as barracas expositivas, as tasquinhas, os concertos, os carrosséis e as diversões continuam a definir o certame. 
www.feirasaomateus.pt

Festas da Cidade
22 a 25 de Agosto, Pinhel
As celebrações da elevação de Pinhel a cidade terminam este ano no dia 25, feriado municipal, com quatro dias de festa. Há concertos todas as noites no Largo dos Combatentes — destaque para Tony Carreira, que actua na segunda-feira — e modernas festas, como a Falcão Holi Color Run, a Summer Sunset ou a White Party “I Love Pinhel”. No domingo, a tarde é de “Grande Corrida de Toiros”, no Campo Astolfo da Costa. Até meados de Setembro há ainda pequenas festas populares e romarias nas freguesias do concelho. A maioria decorre este fim-de-semana (15 e 16 de Agosto), incluindo a Festa do Emigrante em Ervas Tenras.
www.cm-pinhel.pt 

Festas e Feira de Verão
11 a 19 de Setembro, Sobral de Monte Agraço
Durante uma semana, a vila de Sobral de Monte Agraço anima-se com um programa de festejos veraneantes onde não faltam actividades: concertos (destaque para os D.A.M.A a 18 de Setembro), noite de fados (dia 14), largadas de touros ao uso de Pamplona (há quatro datas programadas, duas com largadas nocturnas), desfile com recriação histórica, espectáculos de teatro, dança e folclore. A Praceta 25 de Abril recebe ainda a Feira Saberes e Sabores durante a semana de festa.
www.cm-sobral.pt 

Mais festas no Centro
• Festas de Santa Comba Dão – até 16 de Agosto
• Feira de Artesanato e Gastronomia de Pampilhosa da Serra – até 16 de Agosto
• Seculares Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação, Arruda dos Vinhos – até 18 de Agosto
• Festas do Pereiro – Capital das Ruas Enfeitadas, Pereiro, Mação – 25 a 30 de Agosto
• Festas da Cidade, Mangualde – 27 a 30 de Agosto
• Romaria de São Paio da Torreira, Murtosa – 5 a 8 de Setembro
• Festa do Leitão à Bairrada, Águeda – 9 a 13 de Setembro

Lisboa e Vale do Tejo

Festas do Barreiro
Até 16 de Agosto, Barreiro

Os festejos em honra de Nossa Senhora do Rosário começaram a 7 de Agosto, subordinados ao tema da “Interculturalidade”, com tasquinhas, concertos e actividades desportivas. Este sábado, às 18h, sai a procissão solene da Reitoria de Nossa Senhora do Rosário, com “bênção do mar”, ponto alto do programa religioso das festas. O recinto das festividades integra três palcos — um para danças junto às barranquinhas de petiscos, outro da “área da juventude e desporto” e o principal, onde este domingo o concerto dos Amor Electro encerrará o certame.
www.cm-barreiro.pt/pages/833

Festas das Vindimas de Palmela
3 a 8 de Setembro, Palmela

É a maior festa popular do concelho, fortemente ligada à tradição vitivinícola de Palmela, nomeadamente ao momento áureo da produção: as vindimas, que agora começam. Além dos espectáculos, concertos de música, largadas de toiros e actividades desportivas, o evento é habitualmente marcado pela Pisa da Uva e Bênção do Mosto e pelos cortejos, com dezenas de figurantes trajados a rigor. O programa é tradicionalmente inaugurado pela eleição da Rainha das Vindimas. 
www.cm-palmela.pt 

Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem
11 a 20 de Setembro, Moita

Para a vila, são os “dez dias mais longos do ano”. O rio assume-se como palco principal dos festejos em honra da santa padroeira, com a habitual regata de barcos tradicionais do Tejo, o final da procissão com a bênção das embarcações ou desfiles e passeios de barco no dia do município. As largadas de touros marcam presença diária na Avenida Dr. Teófilo Braga, incluindo duas nocturnas. No dia 18, depois da largada de touros, há a Tarde do Fogareiro, quando dezenas de brasas se aquecem para assar entremeadas, couratos e bifanas enquanto se dança o tradicional “Huga Huga” com a Charanga do Rosário. Durante as festas existem três palcos de concertos pela vila e no Pavilhão Municipal de Exposições decorre ainda a Feira Comercial e Industrial.
www.cm-moita.pt 

Mais festas em Lisboa e Vale do Tejo
• FexpoMalveira, Malveira – 11 a 16 de Agosto
• Festas Populares de Corroios – 21 a 30 de Agosto
• Festas do Mar, Cascais – 21 a 30 de Agosto
• Feira da Luz, Carnide – 29 de Agosto a 27 de Setembro

Alentejo

Festas em Honra de N.ª S.ª da Oliveira e N.ª S.ª de Guadalupe
20 a 24 de Agosto, Samora Correia

São cinco dias de festa, com tema para cada um: o primeiro é atribuído à juventude, o segundo às tertúlias, sábado é dia do campino, domingo da padroeira e o último dedicado ao emigrante. Todos os dias há entrada de touros com campinos e cavaleiros amadores, quermesse e bar na Praça da República, missa e espectáculos musicais. O recheado programa conta ainda com cortejos, procissões, provas de condução de jogos de cabrestos, de perícia de campinos e de maneio de gado bravo, desfile etnográfico, largadas de touros e arraiais populares.
www.arcas-samoracorreia.com 

Feira de Agosto
27 a 31 de Agosto, Grândola

Tem “mais de 360 anos” e integra zonas de expositores, de artesanato e de tasquinhas, um jardim das associações e produtos regionais e um espaço de feira franca, com vários divertimentos. Além da tradicional corrida de touros e do Festival Hípico, decorre uma exposição de gado bovino e ovino e, pela primeira vez, o picadeiro receberá eventos durante todas as tardes do certame, entre demonstrações e passeios a cavalo. O programa conta ainda com uma exposição sobre as profissões antigas do concelho e concertos diários, primeiro no palco principal, depois na zona de bar.
feiradeagosto.blogspot.pt 

Mais festas no Alentejo
• Festas de Santa Maria, Ermidas-Sado, Santiago do Cacém – até 16 de Agosto
• Festas em Honra da Nossa Senhora do Castelo, Coruche – até 18 de Agosto
• Festival da Sopa da Pedra e do Petisco, Almeirim – 27 a 30 de Agosto
• Festas do Concelho, Vendas Novas – 4 a 7 de Setembro
• Festas dos Capuchos, Vila Viçosa – 11 a 14 de Setembro

Algarve

Feira Medieval de Silves
Até 16 de Agosto, Silves

Termina este fim-de-semana, mas ainda há muitas barraquinhas de artesanato por explorar, vinho e chouriço assado em loiça de barro e espectáculos diários pelas ruas calcetadas e empinadas da cidade. Além da leitura do edital, dos torneios de armas a cavalo, das animações no castelo e dos juízos de Alá, existem ainda recriações históricas no Largo da Sé. Este sábado conta-se a lenda das três gémeas de Silves e no domingo a lenda da D. Branca. A encerrar a feira há um “evento especial”, no dia 16 às 24h.
www.cm-silves.pt 

Fatacil
21 a 30 de Agosto, Lagoa

Assume-se como a “maior feira do Sul de Portugal”, com 700 expositores espalhados por cerca de 50 mil metros quadrados, e na sigla esconde-se parte do que aqui se pode encontrar: artesanato, turismo, agricultura, comércio e indústria. Este ano, o certame integra o “Ano do vinho e da vinha – Lagoa, sabor da cultura” e, como tal, a temática está em destaque no programa, além dos habituais espectáculos musicais, equestres e de animação de rua. A feira inclui ainda zona de restauração, exposição de animais e parque de diversões.
fatacil.com.pt

Festa de Alcoutim
11 a 14 de Setembro, Alcoutim
Durante três dias, o cais da vila raiana recebe as festas do município, com bailes, concertos, animação de rua, discoteca no cais e fogo-de-artifício. No sábado, há jogo de futebol entre as equipas daquelas duas margens do Guadiana e La Sonanta de Maria, enquanto domingo é dia de travessias do rio a nado, seguidas de “apanha do pato”, “pau de sebo”, Versus Tuna e Feminis Ferventis da Universidade do Algarve. O nascer do sol celebra-se com “cacau no rio”.
www.facebook.com/cmalcoutim 

Mais festas no Algarve
• Festival do Marisco, Olhão – até 15 de Agosto
• Festival da Sardinha, Portimão – até 16 de Agosto
• Banho 29, Lagos – 28 e 29 de Agosto

Açores

Semana dos Baleeiros
24 a 30 de Agosto, Lajes do Pico
É a festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos baleeiros das Lajes do Pico “desde que em finais de 1882 a santa salvou vários baleeiros que no meio de uma grande tempestade tentavam entrar no porto”, lê-se no site da autarquia. No programa, destacam-se, por isso, as procissões e o tradicional sermão da pesqueira, no último dia das festividades. Na agenda cultural estão as habituais regatas de botes baleeiros, o desfile etnográfico, os bailes de chamarritas, o folclore, concertos, música popular e uma noite de fados. 
semanadosbaleeiros.cm-lajesdopico.pt

Festas em Honra do Senhor Bom Jesus da Pedra
26 de Agosto a 2 de Setembro, Vila Franca do Campo, São Miguel
Ao longo de uma semana, há provas desportivas, animação infantil e muita música: cantigas ao desafio, fados, bandas filarmónicas, tuna e concerto de ABBA Project. A 27 decorre o III Festival de Sopas, enquanto entre 29 e 31 de Agosto centra-se a programação religiosa dos festejos: no sábado, a mudança da imagem da Igreja da Misericórdia para a Igreja da Matriz, no domingo a procissão e na segunda o cortejo de oferendas.
www.cmvfc.pt 

Mais festas nos Açores
• Festival dos Moinhos em honra a Nossa Senhora dos Milagres, Corvo – até 17 de Agosto 
• Maré de Agosto, Santa Maria – 20 a 22 de Agosto

Madeira

Festas do Concelho
23 a 30 de Agosto, São Vicente

O I Festival Internacional de Folclore de São Vicente marca o primeiro dia das celebrações municipais, que decorrem de domingo a domingo. A programação dos oito dias de festa divide-se sobretudo entre concertos (destaque para Miguel Gameiro & Pólo Norte, Tony Carreira e Mickael Carreira) e muitas actividades desportivas: há provas de atletismo, rally papers, passeio de cicloturismo e aula de esgrima para crianças, torneios de futebol, entre outros. No último dia decorre a missa solene em honra do Santíssimo Sacramento, seguida de procissão.
www.cm-saovicente.pt

Festa do Vinho Madeira
30 de Agosto a 6 de Setembro, Funchal e Câmara de Lobos
Desde finais dos anos de 1970 que a ilha da Madeira celebra o seu néctar mais famoso na altura das vindimas. Os festejos iniciam-se no Funchal, com a Semana Europeia de Folclore e animação de rua na Avenida Arriaga: o passeio pedonal é decorado com alfaias vitícolas e figurantes recriam as diferentes lides associadas à produção de vinho, há espaços ligados à gastronomia local e prova de vinhos, os espectáculos musicais complementam a programação. As celebrações terminam na Festa das Vindimas, no Estreito de Câmara de Lobos, onde a vindima é seguida de um cortejo etnográfico e da recriação da pisa das uvas num lagar tradicional, de participação livre.
festasdovinhomadeira.visitmadeira.pt 

Mais festas na Madeira
• Festa de Nossa Senhora do Monte, Funchal – até 15 de Agosto
• Festa do Bom Jesus e do Santíssimo Sacramento, Ponta Delgada, São Vicente – 4 e 5 de Setembro
• Festa da Senhora da Piedade, Caniçal – 12 e 13 de Setembro

--%>