Numa edição com número recorde de candidaturas – um total de 125 para as três categorias eleitas pelo júri – apenas um dos vencedores fez uma estreia absoluta nos galardões atribuídos pela BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa.
O blogue Got2Globe, criado em 2014 pela dupla viajante Marco C. Pereira e Sara Wong, foi eleito pelo júri como o melhor Blogue de Fotografia de Viagens. Embora a imagem fixa seja apenas um dos elementos da tríade texto-foto-vídeo que compõe a página, o Got2Globe surgiu este ano pela primeira vez entre os finalistas da competição, vencendo a respectiva categoria, à frente das páginas Oliraf, Viajário Ilustrado, Portugal Patrimônios da Humanidade e Viaje Comigo.
O blogue de viagens da jornalista Susana Ribeiro acabou por vencer a outra categoria para que estava nomeado. O Viaje Comigo conquistou o galardão de melhor Blogue Profissional. Em 2015, o projecto – nascido dois anos antes para partilhar dicas sobre viagens, gastronomia, actividades com crianças e notícias e passatempos no sector – tinha recolhido o mais número de votos no sufrágio online, levando o prémio de Blogue Eleito pelo Público.
Já o blogue Viajar entre Viagens faz o tetra na competição. Quatro edições, quatro galardões atribuídos à página assinada pela geógrafa Carla Mota e pelo físico Rui Pinto. Em 2014 e em 2016 foi o preferido do público; este ano repete o prémio de 2015: melhor Blogue de Viagens Pessoal. Há mais de dez anos que o casal português percorre o mundo de mochila às costas e partilha aventuras e desventuras no blogue.
Por último, o blogue Alma de Viajante foi este ano o Eleito do Público, o único dos quatro galardões escolhido através do voto online – e ao qual concorrem todos os finalistas nas três categorias decididas pelo júri da competição. A organização recebeu “13711 votações nas eleições do Público”. A página de Filipe Morato Gomes foi a mais votada. Estava entre os nomeados para melhor Blogue Profissional, categoria à qual já tinha concorrido no ano passado.
Em 2015, a página pessoal do viajante – As Viagens de Filipe Morato Gomes – tinha vencido a categoria. O Alma de Viajante é “o mais antigo site de viagens português”, criado em 2001, tendo já tido diferentes vidas e estado alojado em diferentes domínios. Desde o ano passado que o blogue pessoal de Filipe Morato Gomes passou a integrar o Alma de Viajante, dando-lhe “o tal cunho mais pessoal e intimista, tornando-o num verdadeiro blogue de viagens”.
Os Bloggers Travel Awards pretendem destacar os blogues de viagens “publicados em Portugal ou de língua portuguesa” que mais se destacaram no ano anterior, sendo eleitos tendo em conta “a importância dos temas abordados, a qualidade de informação e a escrita, a criatividade, a inovação e a imagem gráfica”.
A Fugas (com o blogue Em Viagem) conquistou o galardão de melhor Blogue de Viagens Profissional na primeira edição da iniciativa, em 2014, a par das páginas Documentar o Mundo (Pessoal), Uma Foto, Uma História (Fotografia; prémio que voltou a conquistar em 2015 - como Gabriel Soeiro Mendes - e em 2016) e Viajar entre Viagens (Público). Além dos premiados referidos acima, nos últimos dois anos foram ainda distinguidos os blogues Grande Turismo e Menina Mundo (profissional e pessoal, respectivamente, em 2016).
Este ano, os quatro vencedores vão receber uma viagem de seis dias num cruzeiro pelo Mediterrâneo Ocidental e um fim-de-semana para duas pessoas no concelho de Viseu.
Blogger Travel Awards 2017
Melhor Blogue Profissional
Alma de Viajante
Cultuga
O Meu Escritório é lá Fora
Porto Envolto
Viaje Comigo (vencedor)
Melhor Blogue Pessoal
Julie Dawn Fox in Portugal
Menina Mundo
Sofia in Australia
Viajar em Família
Viajar entre Viagens (vencedor)
Melhor Blogue de Fotografia de Viagens
Got2Globe (vencedor)
Oliraf
Portugal Patrimônios da Humanidade
Viajário Ilustrado
Viaje Comigo
Melhor Blogue de Viagens Eleito pelo Público
Alma de Viajante (vencedor)
Noticia actualizada: número de votos online corrigido, substituindo o valor indicado no comunicado inicial enviado às redacções ("mais de 1700") para o montante real, entretanto rectificado (13711).