Fugas - Viagens

Os percursos pela arte urbana de Lisboa são uma das possibilidades do XN Concierge

Os percursos pela arte urbana de Lisboa são uma das possibilidades do XN Concierge Daniel Rocha

O Concierge tem as chaves para os segredos de Lisboa

Por Alexandra Prado Coelho

Projecto da XN Brand Dynamics, de Xana Nunes, propõe a turistas e locais "experiências desenhadas à medida".

Quem visita Lisboa precisa que alguém lhe diga onde comer pastéis de nata ou qual o caminho para o Mosteiro dos Jerónimos? Não. O que os visitantes procuram, cada vez mais, acredita Xana Nunes, são experiências únicas, diferentes, personalizadas, que lhes permitam, por exemplo, descobrir locais que os próprios habitantes da cidade ainda mal conhecem.

Por isso, a sua agência, a XN Brand Dynamics, que trabalha há muitos anos com várias marcas de luxo e que celebra o seu 20.º aniversário, lança agora o XN Concierge, um projecto que conta com a colaboração de especialistas em várias áreas, olissipógrafos, historiadores, museólogos, enólogos, especialistas em música ou gastronomia, para oferecer essas “experiências desenhadas à medida”. E que terá à frente, para além de Xana, Rosa Mello do Rego, que durante vários anos viveu em Londres, onde trabalhou ligada a galerias de arte.

Para apresentar esta nova fase da XN, Xana Nunes escolheu precisamente um desses segredos escondidos de Lisboa, o atelier de artistas do Grilo, um espaço enorme e cheio de charme na Rua do Grilo, em Xabregas. É nesse antigo armazém da fábrica Matutano, que antes foi uma adega e hoje pertence aos artistas plásticos Sofia Aguiar e Tomás Colaço, que Xana faz um resumo do que foi o percurso da XN até hoje e de como o próprio mercado foi mudando e pedindo novas ideias, levando-a a “reinventar-se”.

Nos eventos que organizava para marcas de luxo como a Cartier, Hermés ou Prada, abria muitas vezes espaços habitualmente fechados. “Fomos ficando com muitas 'chaves' de Lisboa”, diz. Tinha pena, contudo, de ver, no final dos eventos, esses espaços caírem novamente no esquecimento e, por isso, pensou em “democratizar” essas iniciativas e propôs à Câmara de Lisboa a Lisbon Week, uma semana por ano em que se redescobre a cidade e que vai já na sua quarta edição – nos últimos anos tem-se concentrado em diferentes bairros, Alvalade, Lumiar.

O Concierge é mais um passo neste trabalho, agora alargado a todo o ano, embora para um público muito mais restrito e, necessariamente, com capacidade para pagar um serviço exclusivo. Xana e Rosa, e a equipa que com elas trabalha, estão abertas a todas as propostas que possam surgir, desde pedidos para um programa especializado em arte contemporânea, por exemplo com visitas a ateliers, ou uma visita pela rota de azulejos da cidade ou algo que combine diferentes interesses.

Como áreas gerais, o que o site da Concierge oferece para já são seis propostas: Descobrir o Portugal Secreto; De Volta à Terra (com a possibilidade, entre outras coisas, de fazer vindimas); Art-Astico, que pode ser um percurso pela arte urbana da cidade ou a possibilidade de conhecer mais profundamente o trabalho de um artista, por exemplo; Lisbon Night Manager, para descobrir as músicas da noite lisboeta; Shopping Perfection, para encontrar os melhores sítios para compras; e, por fim, Oceano, com propostas que podem ir do mergulho com golfinhos a uma refeição de mariscos, ou uma combinação de várias experiências ligadas ao mar.

Neste primeiro ano, o XN Concierge vai estar centrado na Grande Lisboa, embora com alguns programas já no Alentejo e Algarve, mas, segundo Xana Nunes, o objectivo é dentro de dois anos oferecer estes serviços – que não se destinam apenas a turistas, mas também a nacionais – por todo o país. 

--%>