Fugas - Vinhos

  • Val di Croce, Serralunga. DR
    Val di Croce, Serralunga. DR
  • DR
    DR

Pio Cesare, a classe dos vinhos italianos

Por Aníbal Rodrigues

Num país que produz tantos bons vinhos como Portugal nem sempre existe disponibilidade, mental ou pecuniária, para provar néctares oriundos de outras latitudes. Mas, apesar da hegemonia dos vinhos portugueses, há por aí mais alguns produtos que vale a pena conhecer. É o caso dos vinhos da empresa familiar italiana Pio Cesare, fundada no Piemonte em 1881, e que em Portugal são representados pela companhia Decante.

São vinhos apreciados no mundo inteiro, daqueles que conseguem superar os 90 pontos nas mais prestigiadas revistas internacionais da especialidade. Por isso, o cliente não poderá admirar-se por um tinto Barbera D"Alba DOC 2008 custar cerca de 18 euros ou o também tinto e mais original Barbaresco DOCG 2006 rondar os 60 euros. Este último e o Barolo são os tintos mais importantes da Pio Cesare. São também dois tipos de vinho muito famosos em Itália e a sua longevidade pode atingir 30 ou 40 anos sem problemas. Numa recente prova destes vinhos, foi possível constatar a elevada classe destes vinhos e as palavras do representante da empresa, Cesare Benvenuto, podem tornar-se verdade para muitos: "São muito envergonhados, mas quando se trava amizade com eles é para sempre."

O jantar vínico que deu a conhecer os vinhos da Pio Cesare decorreu no restaurante italiano Grappa, situado no portuense Porto Palácio Congress Hotel & Spa. Para além de propor vinhos da Pio Cesare, o restaurante foi alvo de uma redefinição de conceito e dispõe também de uma nova e bastante variada carta, inteiramente dedicada "à boa cozinha italiana". A confecção está a cargo de André Portas, sob a supervisão do chef Hélio Loureiro.

Os interessados podem encontrar os vinhos Pio Cesare em locais como o El Corte Inglés. 

--%>