Fugas - Vinhos

Fernando Veludo/nFactos

Uma Casa do Vinho do Porto em Angola

Por Pedro Garcias

A distribuidora Lusovini inaugurou casa dedicada aos vinhos do Porto em Luanda

Não se trata de nenhuma extensão do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, mas sim de uma loja da distribuidora Lusovini que vai funcionar como espaço de venda e também de formação.

“Mais do que um empreendimento da Lusovini [distribuidora criada por alguns fundadores da Dão Sul e a operar em Portugal, Angola e Brasil], queremos que este espaço seja um projecto completamente empenhado na divulgação do Vinho do Porto no mercado angolano”, assegura Casimiro Gomes, o presidente da empresa.

Inaugurada na quinta-feira, a Casa situa-se em Talatona/Camama, numa das mais dinâmicas e exclusivas zonas comercias do sul da capital angolana. O que torna este investimento relevante é precisamente a particularidade de ser aberto a todos os operadores de vinho do Porto presentes em Angola.

“Convidámos todos os nossos concorrentes, que vendem em Angola marcas de vinho do Porto diferentes das distribuídas por nós, a colocarem lá os seus produtos. A maioria dos importadores, distribuidores e representantes das outras marcas de vinho do Porto mostraram disponibilidade para aderir ao projecto, fornecendo e promovendo as referências de que são representantes”, sublinha Gomes.

Nos últimos anos, Angola transformou-se numa espécie de “El Dorado” para os vinhos portugueses. Em 2012, as compras de vinho ascenderam a 114,5 milhões de euros, o equivalente a 20,5 por cento do total exportado (3,343 milhões de hectolitros). No segmento dos vinhos tranquilos, Angola já é o principal mercado de exportação.

No vinho do Porto, o desempenho é mais modesto: no final do ano passado, Angola era o 21º mercado. Mas também aqui a tendência é de crescimento. Em 2011, as compras de vinho do Porto ultrapassaram ligeiramente os 4,8 milhões de euros e em 2012 subiram para os 5,18 milhões.

--%>