Fugas - Vinhos

Nelson Garrido

Continuação: página 2 de 2

Vinhos, resoluções de ano novo e outras considerações

Não são muitos os exemplos de vinhos brancos excepcionais, vinhos capazes de se bater com os melhores do mundo? Talvez, mas infelizmente também não abundam os exemplos de vinhos tintos capazes de se bater com o que de melhor se faz no mundo. Para além dos vinhos brancos também merecem destaque e curiosidade os vinhos rosados bem interessantes, vinhos espumantes briosos e vinhos doces de colheita tardia capazes de despertar sorrisos.

E claro, como portugueses seria impossível deixar de mencionar os vinhos fortificados, os vinhos generosos de que somos especialistas mas que com frequência esquecemos e maltratamos. Vinho do Porto, Vinho da Madeira e Moscatel de Setúbal são vinhos únicos no mundo, vinhos que se situam no topo da hierarquia qualitativa mundial, mas infelizmente são igualmente vinhos que raramente bebemos e sobre os quais alimentamos pouca curiosidade.

Experimente e ouse saltar para além do óbvio, para além dos vinhos de supermercados corriqueiros que são propostos. Experimente um Porto LBV, um Porto Colheita ou um Porto com indicação de idade, 10, 20, 30 ou 40 Anos. Ou experimente um Madeira Colheita, um madeira Frasqueira ou um Madeira com indicação de idade, 10, 15, 20, 30 ou 40 Anos. Ou experimente um Moscatel de Setúbal sério, seja na versão clássica ou Moscatel Roxo… ou mesmo um Bastardinho, um dos ex-líbris de Azeitão de que já existem duas versões no mercado.

Os mais secos podem ser bebidos antes ou no início da refeição, os mais doces podem acompanhar a sobremesa… e os intermédios, tal como os mais doces, podem ser bebidos sozinhos, na companhia de uma boa conversa ou de um bom livro. A maioria é igualmente um excelente acompanhamento para queijos. É incompreensível que em Portugal se conheçam tão mal estes vinhos e que se bebam tão pouco. O preço não é seguramente o impeditivo até porque a maioria destes vinhos é muito mais barata que o equivalente em bebidas espirituosas, sejam elas garrafas de Whisky, Gin, Rum ou Vodka.

Que 2014 seja um ano proveitoso, um ano repleto de descobertas e emoções, um ano que permita descobrir um novo mundo de sensações e prazer.

--%>