Fugas - Vinhos

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O vinho português nunca teve uma montra assim

Eventos como o Vinhos Portugueses no Rio e a sua associação a um edifício com a nobreza do Palácio São Clemente podem ajudar a combater esse estigma e a reforçar a imagem geral do vinho português. Ainda mais agora que os cariocas parecem estar cansados dos vinhos argentinos — em queda acentuada — e mostram cada vez mais interesse por tudo o que se relaciona com a “terrinha”, como carinhosamente se referem a Portugal. Há cada vez mais brasileiros a visitar Portugal tendo como pretexto principal os vinhos e a gastronomia. Uma das modalidades em crescimento é, aliás, a organização de viagens com clientes por parte das melhores garrafeiras. O evento no Rio aumentou ainda mais esse interesse. Alguns cariocas que passaram pelo Palácio São Clemente ficaram tão entusiasmados e surpreendidos com os vinhos portugueses que deixaram viagens agendadas já para os próximos meses.

A inédita parceria entre o PÚBLICO e O GLOBO não teve apenas o mérito de ajudar a promover os vinhos portugueses no Rio de Janeiro e, indirectamente, pelo seu impacto mediático, em todo o Brasil. Mostrou também uma faceta mais moderna e desenvolvida de Portugal e, como se viu, pode ter ajudado ainda a atrair mais turistas brasileiros pela via dos aromas complexos dos Madeira e dos Porto, do perfume e da frescura dos brancos de Alvarinho, Arinto ou Encruzado e da riqueza, sapidez e singularidade dos tintos de Touriga Nacional, Baga ou Alicante Bouschet, só para citarmos algumas das 250 castas existentes no país.

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