Depois de nas duas últimas edições ter ocupado os salões da Assembleia da República, a iniciativa Dão & Douro volta este ano aos claustros do Convento das Bernardas, em Lisboa, espaço onde no dia 5 de Junho vão estar em prova a partir do início da tarde vinhos de vários produtores daquelas duas regiões. Tal como em anteriores edições, a entrada é livre, mas a grande novidade resulta do facto de os visitantes poderem também adquirir os vinhos expostos.
Para lá das provas e da exposição, a iniciativa terá este ano, e pela primeira vez, um âmbito mais alargado, contemplando acções de formação para especialistas e profissionais da hotelaria e a realização de cinco jantar vínicos em outros tantos restaurantes de referência da cidade de Lisboa, com um programa que se alarga por toda a primeira semana de Junho.
O ciclo jantares começa no restaurante Claro!, do chefe Vítor Claro, na segunda-feira (dia 2), seguindo-se os restaurantes Cascas, de João Oliveira (terça), Couto, de Ruben Couto (quarta), De Castro Flores, de Miguel Castro e Silva (quinta), para terminar no estrelado Eleven, de Joachim Koerper (sexta). A participação é igualmente aberta ao público, podendo as inscrições ser feitas nos próprios restaurantes, através da página do Facebook do Dão & Douro ou ainda através da plataforma de comércio digital Adega & Gourmet, que se encarregará igualmente da entrega dos vinhos comercializados durante as provas no Convento das Bernardas.
No âmbito da formação, haverá sessões para alunos finalistas do curso de escanção e para os escanções associados da AEP, bem como outras duas a levar a cabo no Palácio Foz, uma para jornalistas da Associação da Imprensa Estrangeira e outra para pessoal das diversas representações diplomáticas presentes no nosso país.
A organização desta iniciativa promocional é da empresa Força Motriz, que tem igualmente prevista uma acção de formação para 60 jornalistas e críticos de vinhos da região espanhola da Galiza, que terá lugar em Ponta Delgada, nos Açores, coincidindo coma realização do congresso anual da associação galega de jornalistas e escritores de gastronomia e turismo.
Depois destas iniciativas, está programada também a realização de um ciclo promocional para a América Central, juntando aos vinhos, azeites, queijos e outros produtos nacionais da fileira agro-alimentar. O programa, que envolve o AICEP e o chefe da missão diplomática de Portugal no Panamá, Manuel Gomes Samuel, decorre entre 9 e 12 de Junho em articulação com a Câmara de Comércio e Industria do Panamá. Esta ainda previsto o alargamento da iniciativa ao mercado da Colômbia, com idênticas iniciativas a desenvolver nas cidades de Medellin e Bogotá.