Como ler e descodificar, então, os rótulos de vinhos alemães? Primeiro é preciso saber que a legislação alemã, por o país estar tão a norte e tão próximo do limite do cultivo da vinha, assume o grau de doçura potencial das uvas, o grau de açúcar no momento em que são vindimadas, como a base da hierarquização qualitativa dos vinhos. Os vinhos que assumem ser definitivamente doces, vinhos para serem bebidos sozinhos ou no final da refeição com a sobremesa, assumem os nomes Auslese, Beerenauslese (BA), Eiswein ou Trockenbeerenauslese (TBA) numa graduação crescente de doçura. As categorias Kabinett e Spätlese representam, novamente numa graduação crescente de doçura, os dois estilos de vinhos mais secos e onde a doçura será menos aparente. Convém no entanto notar que esta classificação retrata não a doçura final do vinho mas unicamente o grau potencial no momento da vindima.
Ora, isso significa que um vinho da família Kabinett poderá ser extra seco, seco, meio seco ou ligeiramente doce… e que muitas vezes é quase impossível descortinar qual o grau de doçura até ao momento em que se prova o vinho. Claro que palavras como trocken (seco), halbtrocken (meio seco), feinherb (meio seco mas ligeiramente mais doce que halbtrocken), lieblich (meio doce) ou süß (doce) podem ajudar… mas muitos produtores simplesmente não as usam ou preferem aproveitar métodos caseiros, como a indicação de diferentes números de estrelas, diferentes tonalidades para o mesmo rótulo, cápsulas maiores nos gargalos para cada tipo de doçura ou outra forma qualquer de aumentar a confusão… no país que é reconhecido como um modelo de racionalidade e padronização.
Muito melhor que confiar na legislação é confiar nos produtores, nos nomes que dão garantias de qualidade independentemente de o vinho ser mais seco, mais doce, mais dócil ou mais encorpado. Entre os grandes nomes a reter e que vale a pena considerar na região de Mosel encontram-se Fritz Haag, Egon Müller, JJ Prüm, Heymann Lõwenstein, Selbach Oster, Wegeller, Karthäuserhof, Maximin Grünhaus ou Kerpen. Em Rheingau, Pfalz, Nahe, Franken ou Rheinessen procure por Robert Weil, Müller Catoir, Künstler, Schlossgut Diel, Pfeffingen, Wegeler, Dõnnhoff, Breuer, Koehler Ruprecht, Reichsrat Von Buhl, Wittmann ou Horst Sauer.