Fugas - Vinhos

Pedro Cunha

Continuação: página 2 de 2

Copos e cuidados

Não deve preferencialmente usar detergentes na lavagem de copos, excepto nos casos onde se sinta uma necessidade imperiosa de uma lavagem mais agressiva. Assuma cuidados redobrados com os decanters que, por terem a boca mais fechada e um acesso ao interior mais trabalhoso, revelam uma tendência reiterada para conservar os cheiros dos detergentes de forma acentuada. Um copo mal lavado ou em que o detergente não tenha sido convenientemente enxaguado dará resultados excêntricos, mesmo que sem razões aparentes.

Para conseguir um brilho recrudescido, experimente deixar os copos de boca para baixo sob o vapor de água quente depois de os ter lavado em água corrente também ela aquecida. Verá que o copo vai cintilar. Tenha o cuidado de limpar os copos com um pano seco logo após a lavagem, pois caso contrário os copos ficarão salpicados por indesejáveis e inestéticas manchas de calcário. Claro que o pano deverá estar não só limpo e sem fios soltos como deverá estar livre de odores.

Pela sua forma tortuosa, os decanters sinalizam algumas complicações suplementares na lavagem e secagem. Nos casos mais extremos poderá utilizar um escovilhão suave tendo cuidados para não ferir o vidro ou cristal. Para a secagem poderá enrolar o pano no cabo de uma colher de pau ou outro objecto comprido para conseguir aceder aos cantos mais distantes. Se estiver disposto a mais investimentos e usar o decanter com assiduidade, poderá utilizar um escorredor de decanters para a secagem de forma mais prática.

Tenha especial cuidado durante a delicada operação de secagem dos copos. Não segure o copo pelo pé enquanto roda o pano no corpo do copo em sentido contrário — assim o desastre espreita. Não existe método mais eficaz para partir ou separar o copo do pé, já que este é o ponto mais frágil dos copos com pé.

Claro que os copos poderão ser lavados à máquina, desde que em programas de ciclo curto e preferencialmente sem recurso a detergentes. Ao contrário do que pensa, rapidamente perceberá que os copos de cristal fino são muito mais robustos do que poderia supor. Apenas necessitam de um pouco de delicadeza de trato, de água farta, secagem… e muito uso.

--%>