Fugas - Vinhos

Manuel Moreira (à esquerda),
Giscard Müller e Sérgio
Antunes, os três sócios
da Wine Service 4 You

Manuel Moreira (à esquerda), Giscard Müller e Sérgio Antunes, os três sócios da Wine Service 4 You JORGE SIMÃO

Continuação: página 2 de 2

Perceber de vinhos sem nos tornarmos “enochatos”

A pouco e pouco a conversa, sempre num tom descontraído, vai-se tornando mais profunda. Fala-se do tipo de solos, das particularidades das regiões e até de como se deve abrir uma garrafa. Terceira ronda de aromas, desta vez mais florais ou ligados à terra: mel, cogumelos, rosas, alcaçuz e chocolate (“o Syrah tem muitas vezes um toque de chocolate de leite”). “É importante conseguirmos associar um aroma a uma memória, a um momento que vivemos”, diz Sérgio.

Chega o momento da prova. Sérgio trouxe um rosé algarvio, da Quinta do Barranco Longo, e vai descrevendo os “aromas a morango, fruta fresca”, enquanto explica que “o aroma é mais doce do que o sabor, o que é bom num rosé” e sublinha que neste tipo de vinho “a cor é dada pelo maior ou menor tempo de contacto da película das uvas com o líquido e por isso não nos dá indicação de qualidade”.

Segue-se um vinho de Colares, da “vinha mais ocidental da Europa”, um Casal Santa Maria, com um “aroma salgado, a maresia” consequência da influência marítima; e depois um Alvarinho da Quinta de Santiago, “com alguma madeira, que confere untuosidade e estrutura”. É a oportunidade para esclarecer que “Vinho Verde é o nome de uma região [Minho] e não um tipo de vinho”.

Passamos para o Dolium de Paulo Laureano, “pouco nariz mas muito estruturado na boca, é um vinho que pede comida”, de seguida um Ramisco de Colares, também do Casal Santa Maria, para mostrar algo de diferente e, para terminar, um colheita tardia da Quinta do Barranco Longo.

A Wine Service 4 You adapta os workshops aos clientes e escolhe vinhos diferentes, tentando, diz Sérgio, mostrar sempre alguns menos conhecidos e mais surpreendentes.

O trabalho central da empresa é de consultoria — entre os seus clientes têm, por exemplo, o Grupo Bem Saúde Turismo, o restaurante Avenue, o Hotel Marmóris, a Escola do Vinho da Essência do Vinho, a ViniPortugal, ou produtores como o Lavradores de Feitoria, a Quinta de Lemos, os Vinhos do Dão ou os Vinhos do Alentejo.

Mas os três sócios foram-se apercebendo que há cada vez mais gente sem ligação profissional ao vinho mas com vontade de aprender. Criaram então as provas especiais que fazem uma vez por mês na Portugal Wine Room, e estes workshops para grupos (idealmente 15 pessoas, um mínimo de 8 e um máximo de 20) e um preço de cerca de 30 euros por pessoa.

--%>