Fugas - Vinhos

Adriano Miranda

Continuação: página 2 de 2

Vinhos: Portugal e Espanha, iguais mas tão diferentes

Embora seja uma das castas dominantes no Alentejo, Dão e Douro, a verdade é que a sua importância, popularidade e relevância é marcadamente diferente em Portugal e Espanha. Em Espanha o Tempranillo afirmou-se como a identidade do país, como a imagem e a casta modelo sobre cujos ombros assenta tanto a notoriedade como a responsabilidade da promoção do vinho espanhol. Em Portugal a Tinta Roriz/Aragonez é uma casta cada vez menos apreciada e cada dia menos valorizada, encontrando-se em processo de regressão tanto na popularidade como na área plantada.

Em Espanha o Tempranillo costuma terminar em vinhos varietais, muitas vezes entre os mais valorizados do país, com uma presença eventual mas minoritária da Tinta Miúda ou do Cabernet Sauvignon. Em Portugal a Tinta Roriz/Aragonez costuma assumir uma presença minoritária, estando-lhe reservado o papel de complemento do lote numa procura de acrescentar fruta e facilidade ao vinho. Em Espanha a casta foi elevada à condição de vedeta, enquanto em Portugal a Tinta Roriz/Aragonez é cada vez mais desvalorizada.

Existem muitas razões para fortunas tão diferentes dos dois lados da fronteira, desde a tendência tradicional portuguesa para os vinhos de lote, que necessariamente e inevitavelmente desvalorizam o papel da casta até às condições naturais de cada uma das regiões. Mas a principal diferença residirá muito provavelmente no diferente tipo de perfil da planta nos dois países, nos clones diferentes, nas pequenas diferenças comportamentais a que o isolamento e a evolução natural conduziu. Basta olhar para as folhas ou para os cachos, ou beber os vinhos de cada país, para perceber diferenças fundamentais entre o Tempranillo e a Tinta Roriz/Aragonez.

O perfil ADN será seguramente o mesmo, tal como está provado, mas o isolamento e a separação terão eventualmente conduzido a pequenas especificidades locais. E basta recordar que apesar de a semelhança de ADN entre o homem e os grandes primatas ser de cerca de 99%... o perfil é bastante distinto.

--%>