Fugas - Vinhos

Carlos Lopes

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O orgulho da Madeira

A categoria dos dez anos representa claramente a charneira nos vinhos da Madeira com indicação de idade, determinando o primeiro patamar na entrada dos vinhos de categoria superior. Embora nada o obrigue na lei, a maioria dos produtores cinge-se às castas tradicionais, prometendo as quatro castas usuais em detrimento da Tinta Negra.

Mas são as categorias subsequentes, quinze, vinte, trinta, quarenta e cinquenta anos, esta última ainda sem candidatos, que verdadeiramente nos elevam ao céu. Nestes patamares, o carácter e a qualidade são certezas mais que garantidas e absolutas. Infelizmente, mas como não poderia deixar de ser, estas graduações qualitativas representam um valor ínfimo do volume e facturação dos produtores, anunciando-se como quase irrisórias para a contabilidade dos poucos produtores de Vinho da Madeira… embora determinantes no prestígio e imagem emocional.

Não é fácil marcar presença neste escalão dos vinhos de idade avançada. Acima de tudo por razões de razoabilidade económica, pela dificuldade em desviar vinhos raríssimos para uma família que infelizmente oferece menos garantias económicas que os Frasqueira. O mercado global sente muito mais apetência por um vinho de uma só colheita e que revele uma data no rótulo que por um vinho com indicação genérica de idade. Criar o lote ideal de um vinho de trinta anos ou quarenta anos, obrigando a recorrer ao stock de vinhos muito velhos, desbaratando num lote um vinho que poderia vir a ser comercializado como Frasqueira é uma operação arriscada e financeiramente pouco atraente.

Tal realidade significa que os vinhos com indicação de idade vivem num limbo de difícil resolução, sem o estatuto de estrelato que lhes permita atingir um preço justo para vinhos excepcionais e de idades tão avançadas. Só mesmo o orgulho e a vontade explícita de criar um vinho especial poderiam servir como motivação para a sua execução. Felizmente ainda há gente assim, produtores capazes de proporcionar vinhos de sonho que desafiam a lógica empresarial pura e dura.

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