Fugas - Vinhos

DR

Continuação: página 2 de 2

O exemplo da Blandy’s

Uma das características extraordinárias da Blandy’s é a capacidade natural para conciliar tradição com modernidade, prática visível na adega, que por ora ainda se mantém no centro do Funchal. Se muitas das práticas continuam a manter-se fiéis à tradição, a verdade é que a Madeira Wine Company revolucionou alguns dos conceitos essenciais do Vinho da Madeira, nomeadamente aquando da introdução dos Madeira Colheita, uma das categorias mais importantes para o presente e futuro do Vinho da Madeira.

O Alvada foi outra das grandes revoluções do sector, ao apostar numa imagem forte e de cores berrantes e irreverentes que contrastaram com a imagem clássica que até à época povoava os rótulos dos vinhos da Madeira. Rótulos de cores fortes e garridas que chocaram mas rejuvenesceram um mercado que até muito recentemente estava conotado com consumidores de idades mais maduras e em risco de extinção. Mas a renovação não se reduziu ao rótulo, inovando e rompendo tradições também ao associar duas castas (Boal e Malvasia) de forma proporcional no mesmo vinho, uma originalidade no Vinho da Madeira que remeteu contra a corrente tradicionalista que dominava o mercado.

Não é difícil comentar que a introdução dos Madeira Colheita foi uma das reformas mais importantes do século para a sobrevivência e recuperação de imagem dos Madeira, ao assegurar uma nova categoria que quebrou a enorme distância que separava os vinhos com indicação de idade com os tradicionais e extraordinários Frasqueira, vinhos de edição esporádica e produção muito limitada. Vinhos necessariamente caros e raros que eram comercializados a conta-gotas e sem uma logística que permitisse manter acesa a chama e apelo jornalístico dos vinhos da Madeira.

Por isso foi tão decisiva a instituição da categoria Colheita no Vinho da Madeira, vinhos de uma só vindima como os Frasqueira mas passíveis de serem lançados muito mais cedo no mercado, com uma constância e regularidade sem paralelo no passado histórico do Madeira. Pela primeira vez na história do Vinho da Madeira, os produtores dispuseram de um argumento convincente para que os jornalistas e críticos de vinho pudessem regressar vezes sem conta ao prazer do Madeira, oferecendo colheitas jovens e recentes com uma periodicidade palpável.

A Blandy’s está bem, anuncia vinhos de sonho e renova-se constantemente. Basta olhar para a presença da nova geração ao comando da Madeira Wine Company, adoptando Chris Blandy como CEO num passo que representa a entrada da sétima geração na condução dos destinos da casa. Uma renovação que indica muito sobre o futuro de sucesso dos vinhos da Blandy’s.

 

--%>