Fugas - Vinhos

Adriano Miranda

Continuação: página 2 de 2

Dão autêntico

Nenhuma região do mundo se impõe por copiar modelos alheios. Nenhum dos grandes produtores do Dão, das grandes referências nacionais da região, se afirmou por pretender imitar vinhos de outras denominações. Nenhuma região poderá ter futuro se se limitar a tentar copiar o que outras regiões estão a fazer. Porque o original será sempre superior à cópia, em qualidade e valor, mas também porque a cópia pretende emular um estilo que não é natural na região, forçando a natureza a dar aquilo que naturalmente não lhe seria possível dar.

É, pois, imperioso que o Dão e os seus produtores não caiam na tentação de imitar o estilo de regiões vizinhas ou no facilitismo de se promover unicamente em função das suas castas mais emblemáticas. Os vinhos do Dão são mais austeros e difíceis nos primeiros anos de vida que os vinhos de muitas outras regiões nacionais e requerem mais tempo de garrafa antes de poderem ser colocados no mercado. Mas o clima e os vinhos são assim mesmo e estas condições fazem parte da identidade e autenticidade da região. Não há muito que possa ser feito para contrariar a natureza mas uma boa comunicação pode transformar esta aparente contrariedade numa vantagem. São particularidades naturais que constituem um revés económico para os produtores da região que gostariam de poder vender os vinhos mais cedo mas é aquilo que diferencia o Dão e torna os vinhos únicos.

E agora que os olhos já não estão fixados exclusivamente nos vinhos tintos, é tempo de dar atenção aos excelentes vinhos brancos que a região produz e que por vezes chegam a exaltar ainda mais que os tintos. Isto, claro, desde que não se caia na tentação de passar a produzir quase em exclusivo vinhos estremes de Encruzado, casta extraordinária mas que raramente dá o melhor de si quando sozinha na garrafa. Por alguma razão os grandes vinhos brancos do passado assentavam maioritariamente no Encruzado mas não se esqueciam de acrescentar outras castas para equilibrar e majorar o potencial da região…

 

 

 

--%>