Fugas - Vinhos

Adriano Miranda

Continuação: página 2 de 2

Copos, cheiros e serviço

Tenha o cuidado de secar o copo com um pano de linho imediatamente após a lavagem. Se não tiver este cuidado, os copos ficarão manchados com traços de calcário. O pano deve estar obviamente limpo, sem fios ou fiapos soltos, seco e sem aromas que seriam imediatamente transmitidos ao copo. Os decanters são muito mais difíceis de lavar e secar, já que com frequência têm uma boca fechada e um acesso difícil ao interior. Em casos extremos, poderá socorrer-se de um escovilhão suave, tendo o cuidado de não ferir o cristal. Para secar o interior poderá enrolar um pano no cabo de uma colher de pau de modo a poder aceder aos cantos mais distantes.

Tenha especial cuidado na secagem dos copos. Acima de tudo, nunca segure o copo pelo pé enquanto roda o pano no corpo do copo em sentido contrário. Este método é extremamente eficaz para partir o copo pela junção do pé com o corpo do copo, naquele que é o ponto mais frágil de qualquer copo.

Mas não vale a pena pensar que tudo tem de ser um problema. A maioria dos copos de vidro pode ser lavada na máquina em programas de ciclo curto e sem detergente. As alternativas de vidro são óptimas e especialmente eficazes para o quotidiano. Resista, no entanto, a lavar os seus copos de cristal na máquina de lavar loiça. Os resultados raramente são brilhantes e a taxa de acidentes é francamente elevada. Ao contrário do que se pensa, os copos de cristal fino são muito mais robustos do que poderia supor. Necessitam apenas de um pouco de delicadeza de trato, água quente, um pano para secar e nada mais.

 

--%>