Porto Clássico
Sexta das 19h às 20h
Esta é uma prova especial e única que reúne vinhos do Porto Vintage e de Colheita de entre 1963 até 1983. É um mundo de sensações que reflecte a dimensão da natureza do Douro, do saber acumulado e do efeito do tempo. Quem conduzirá a prova é o jornalista do PÚBLICO, Manuel Carvalho, que além de todo o conhecimento técnico tem a paixão de quem nasceu no Douro e é autor do “Guia do Douro e do vinho do Porto” e “A Ilha de Xisto”, entre outros livros sobre a região.
Vinhos Refrescantes para o Rio
Sexta das 21h às 22h
A primeira prova do evento único Master of Wine brasileiro, Dirceu Vianna Júnior, vai abordar vinhos de regiões, castas e colheitas distintas. O foco principal será nos estilos de vinhos brancos e rosés que são refrescantes e adaptam-se perfeitamente ao clima e à gastronomia cariocas. Prova ideal para quem quer saber como harmonizar vinhos refrescantes e leves, bons para o ano todo na cidade maravilhosa.
Grandes Produtores,
Safras Históricas
Sábado das 19h às 20h
Esta é uma prova inédita. Serão degustados vinhos de produtores ícones de Portugal. Vão ser provados vinhos do mesmo produtor de uma colheita recente comparados com uma colheita histórica com cerca de dez anos de diferença. O objectivo é analisar a evolução do vinho, complexidade, e potencial contínuo de envelhecimento. O único Master of Wine de língua portuguesa, o brasileiro Dirceu Vianna Júnior, irá de Londres para conduzir a prova e responder as perguntas que vão desde os métodos de produção até armazenamento e futuro envelhecimento dos vinhos.
Grandes Vinhos de Setúbal
Sábado das 21h às 22h
A região da Península de Setúbal é das que mais tem crescido na preferência do consumidor português. E é justamente os vinhos desta região que o crítico e editor da “Revista de Vinhos” Luís Lopes vai explorar nesta prova. Para quem não conhece é um convite à degustação e uma dica para a próxima viagem a Portugal.
Setúbal: a Excelência
do Moscatel
Domingo das 13h às 14h.
O Moscatel de Setúbal faz parte da trilogia dos grandes vinhos licorosos de Portugal – ao lado do Vinho da Madeira e do Porto. A sua capacidade de melhorar ao longo dos anos e sua sofisticação lhe garantem um clube de adeptos fiéis. É a garantia de sensações únicas. Uma prova conduzida por Luís Lopes.
As harmonizações
Doces e Vinhos do Porto
Sábado das 13h às 14h
As combinações de sobremesas entre vinho do Porto e a doçaria tradicional fazem parte de uma longuíssima tradição gastronómica de Portugal – e do Brasil. Nesta prova, o jornalista e crítico de vinhos do PÚBLICO, Manuel Carvalho, e a jornalista do PÚBLICO especializada em gastronomia, Alexandra Prado Coelho vão recuperar as memórias destes sabores com diferentes doces capazes de se ajustar a diferentes estilos de vinho do Porto.
Queijos e Vinhos
Domingo das 21h às 22h
Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho repetem a dobradinha e vão procurar e mostrar harmonias entre diferentes queijos e vinhos de variados estilos. Estarão à mesa desde brancos com estágio em barrica, vinhos do Porto LBV frutados e intensos e vinhos tintos do Douro, até do Alentejo e do Dão com nervo e estrutura capazes de acrescentar mais valor aos sabores dos queijos.