Fugas - Vinhos

Pablo Sanchez/Reuters

Continuação: página 2 de 2

Rioja, o coração vinhateiro de Espanha

Para ajudar a compor o Tempranillo oferecendo-lhe um pouco mais de frescura e acidez surge o Graciano, uma velha conhecida portuguesa que em terras lusas dá pelo nome de Tinta Miúda. Para oferecer um pouco mais de estrutura e fruta madura agradece-se o contributo da Garnacha, a que por vezes são acrescentadas castas menos habituais como o Mazuelo, Cariñena ou Maturano. Nos vinhos brancos que continuam pouco representativos, ocupando menos de 7% da área total de vinha, a variedade rainha é a Viura, uma casta assumidamente neutra no nariz e boca que domina por inteiro o encepamento das variedades brancas.

A Rioja pode orgulhar-se de manter uma harmonia entre tradição e modernidade, dividindo-se entre produtores clássicos e produtores progressistas e inovadores que questionam as tradições. Hoje podemos visitar adegas de design arquitectónico, obras-primas da arquitectura contemporânea com uma aproximação vanguardista, ao mesmo tempo que subsistem adegas convencionais com mais de século e meio de vida que se mantêm sem qualquer alteração, adegas que se mantêm fiéis a um estilo que pouco mudou ao longo de várias gerações. Podemos provar vinhos com mais de uma dezena de anos de estágio antes de serem colocados no mercado, por vezes com prazos que nos podem parecer incongruentes de tão dilatados, a par de vinhos de perfil moderno na imagem e na filosofia, elaborados com as receitas mais modernas que o homem dispõe neste momento.

Podemos ver adegas de milhões no volume a par de adegas mínimas e de volume muito reduzido. Podemos ver adegas cinzentonas onde a motivação se reserva ao lado financeiro a par de adegas onde cada parcela de vinha é conhecida e valorizada, onde cada uma das vinhas é eleita à condição de estrela da companhia, ilustrando o terroir de forma eloquente. Podemos ver vinhos ridiculamente caros, quase demenciais no preço a que são vendidos a par de um mar de vinhos propostos a preços honestos e equilibrados sem o peso da especulação ou alienação.

--%>