Fugas - Vinhos

  • Nelson Garrido
  • DR

De Setúbal para o mundo, eis um vinho afrodisíaco

Por Márcia Dâmaso Gomes

Depois de lançar, no passado mês de Julho, o Casal Mendes Blue, a primeira bebida azul à base de vinho em Portugal, a Bacalhôa faz agora estreia de um vinho com propriedades afrodisíacas: o Berardo Reserva Familiar Branco.

Numa viagem a Itália, Joe Berardo provou vinhos de casta Greco di Tufo. Esta casta foi levada para a região do Vesúvio pelos gregos, que criaram o mítico vinho Lachryma Christi (lágrima de Cristo, em latim), na Antiguidade afamado por dar força aos guerreiros e ser afrodisíaco.

Em 2010, o grupo Bacalhôa  iniciou o processo de plantação da mesma casta em duas pequenas vinhas da península de Setúbal. A partir daí, todos os anos procedeu-se a um “afinamento nas opções de vinificação”, conta Vasco Penha Garcia, coordenador de enologia, à Fugas.

O enólogo garante que “nada é acrescentado a este vinho pioneiro”. A sua característica deve-se exclusivamente à junção de 70% de uvas da casta italiana com 30% da portuguesa Alvarinho, responsável por muitos vinhos brancos nacionais.

A propósito do poder afrodisíaco do Berardo Reserva Familiar Branco, o coordenador de enologia cita uma inscrição em latim, encontrada num fresco nas ruínas de Pompeia, outrora uma cidade do império romano, que, traduzida, diz: “Sois verdadeiramente gélida Bice, se ontem à noite nem mesmo o vinho Greco te conseguiu aquecer."

A colheita de 2015 deu apenas 733 garrafas de um vinho branco “cheio de personalidade”. Mas será novamente produzido, embora ainda sem datas, até porque é um trabalho vinificação “exigente”.

Sendo um vinho branco “equilibrado, muito rico de aromas e sabores, mas com uma acidez que o torna leve e vivo, poderá ser apreciado sozinho”, descreve o enólogo. “À refeição poderá acompanhar pratos mais leves, como saladas, mariscos, peixes ou carnes de aves. Sem esquecer que com queijo resulta numa óptima combinação”, aconselha.

Mas, embora seja a mais recente, esta não é a única novidade deste produtor. Depois do Gik, o primeiro vinho azul do mundo, Renato Berardo, presidente da Bacalhôa, lançou um desafio à equipa de enologia: criar um vinho azul português. O resultado é o Casal Mendes Blue,feito a partir do vinho branco Casal Mendes e descrito como uma bebida à base de vinho. Moderadamente doce, tem ainda um baixo grau alcoólico, que baixa se se lhe juntar gelo, o que se aconselha. Mas “não muito, por favor”, diz Vasco Penha Garcia, que aponta a bebida como ideal para refrescar.

Informações:
O Casal Mendes Blue tem um preço de 2,99€ e actualmente apenas está à venda nas lojas de vinho do grupo: Bacalhôa Museu, em Azeitão, Aliança Underground Museum, em Sangalhos, e Bacalhôa Buddha Eden, no Bombarral. Já o Berardo Reserva Familiar 2015 tem um preço indicativo de 49,50€ e encontra-se à venda nas lojas de vinhos, além das do grupo.

--%>