Fugas - Vinhos

DR

Continuação: página 2 de 2

Vinho do Porto Vintage

Segundo esta lógica os Porto da família Tawny resultariam mais da arte do lote, da intervenção do homem, da mistura de diferentes parcelas, anos ou atitudes. Uma argumentação que parece lógica e é minimamente aceitável mesmo se convém não deixar escapar o pensamento que os Vinhos do Porto Vintage clássicos provêm do lote de várias quintas que se encontram espalhadas ao longo dos muitos vales do Douro.

Por outras palavras, o Porto Vintage é também ele por natureza um vinho de lote, um vinho de mistura de castas mas também uma mistura de proveniências, vinhos de diferentes quintas e localizações. Uma tentativa para obter o melhor de dois mundos conciliando os benefícios de cada localização, de cada altitude, de cada microclima. Nem tudo porém podia ser simples, sobretudo no caso português. Para além dos Porto Vintage clássicos existem ainda os Porto Single Quinta Vintage, Vinhos do Porto Vintage que em vez do lote de diferentes localizações são vinhos que nascem das uvas de uma só quinta, uma só localização. É curiosamente um estilo que continua em franca ascensão de popularidade.

Se, até um passado recente, a designação Porto Single Quinta Vintage quedava reservada para as declarações de anos menores ou de anos não clássicos, as duas últimas décadas permitiram assistir ao irromper de dois fenómenos paralelos. Por um lado a aparição de produtores engarrafadores e por outro lado a ascendência de produtores de Vinho do Porto tradicionais que revelaram a ambição de poder produzir Porto Vintage todos os anos. Seja qual for a qualificação, Porto Single Quinta Vintage ou Vintage clássico, o Porto Vintage consegue envelhecer com elegância e vivacidade. Nos melhores casos poderá viver mais de um século numa evolução lenta e segura.

A dúvida mais inquietante é qual a idade ideal para beber um Porto Vintage, uma pergunta sem resposta universal. Algumas pessoas, culturas e mercados privilegiam a potência, fruta e vigor irrequieto da juventude, enquanto outros contrapõem um apetite pela educação do tempo, por vinhos mais clássicos e amaciados. Enquanto jovens, os Porto Vintage impressionam pela dimensão, estrutura e alegria da fruta. Quando mais maduros no tempo ganham em erudição e complexidade oferecendo aromas delicados e taninos doces, subtilezas e delicadezas que só sabedoria e a tarimba podem brindar.

--%>