Fugas - Vinhos

PAULO RICCA

Continuação: página 2 de 2

Um Porto do século XIX para comemorar os 300 anos do Vallado

Como a generalidade das quintas durienses, o Vallado sofreu as agruras do oídio (em 1855 Vallado produziu apenas cinco pipas e no ano seguinte apenas “88 cestos de uvas mirradas pela moléstia”) e da filoxera (em 1891 produzia apenas 16 pipas). O recuperar foi lento. E fez-se já sem a égide de D. Antónia. Venceslau de Lima toma conta da quinta e da empresa até ser convidado para chefiar o Governo, em 1909. Nos anos 20 é Jorge Viterbo Ferreira que gere a propriedade. Jorge Viterbo morre com 49 anos e sucede-lhe o filho Jorge Cabral Ferreira.

Sob a gestão de Guilherme Álvares Ribeiro, um cunhado de Jorge Cabral Ferreira, que em 1993 inscreve a empresa como produtor-engarrafador. Nesse ano Nuno Magalhães lidera um projecto de reconversão de boa parte das vinhas. Ficou com 38 hectares de vinhas novas e manteve 26 de vinhas velhas. Em 1995 entra na casa Francisco Spratley Ferreira, filho de Jorge Cabral Ferreira — hoje gere a produção e reparte a responsabilidade da enologia com o primo Francisco Olazabal, do Vale Meão. Depois de 2007, a gestão está com João Álvares Ribeiro, ex-quadro do BPI, que passa a director-geral e Francisco fica com a parte da direcção de produção

A última etapa do longo percurso do Vallado faz-se com a revolução do DOC Douro. O primeiro tinto é de 1995, com produção de 17 mil garrafas. O branco nasce no ano seguinte. Desde então, o ritmo de crescimento da empresa foi imparável. Construiu-se uma adega nova, em 2005 o Vallado faz a sua primeira aposta no turismo e em 2009 adquire a Quinta do Orgal, no Douro Superior. Se em 2000 a empresa vendia 80 mil garrafas, este ano espera comercializar 950 mil — metade das quais são exportadas. E, dando seguimento à velha tradição dos Ferreira, uma parte importante, cerca de 15%, é vinho do Porto. Sendo uma marca emblemática da nova geração, o Vallado não descura o grande vinho do Douro. Para celebrar três séculos de existência, tinha de escolher um grande Porto.

--%>