Fugas - Vinhos

Nelson Garrido

Em Viseu, com amor. E com vinho e literatura

Por Fugas

"Vinhos de Inverno" arrancam hoje e pela segunda vez incluem o Festival Literário "Tinto no Branco". No Parque do Fontelo, a partir das 18h.

Entre hoje e domingo, a literatura e o vinho voltam a dar as mãos em Viseu sob o signo do “Amor”, inspirado pela obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco. Justifica a organização que “as afinidades simbólicas e literárias entre o amor e o vinho serão exploradas, tal como o amor trágico de Simão e Teresa (afinal, Romeu e Julieta de Viseu servirão de mote a diversas conversas literárias e aos espectáculos de poesia e stand-up literários propostos”.

É, novamente, o Solar do Vinho do Dão, no Parque do Fontelo, o anfitrião da terceira edição dos “Vinhos de Inverno”, que pelo segundo ano inclui o Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco”.

Vinhos, gastronomia e livros, então, para antecipar o Inverno, com as lareiras do solar acesas para melhor desfrutar destes prazeres que parecem combinar na perfeição com a estação do ano que se aproxima: são 40 os eventos programados para os próximos três dias, entre provas de vinhos e sabores do Dão, workshops vínicos, conversas, espectáculos e apresentações literárias, ateliers artísticos, concertos e variada animação musical, além das Dão parties.

Assim, além das habituais experiências vínicas que estes eventos congregam – desde provas de vinhos acompanhadas pelos próprios produtores à compra, passando por um lounge próprio (com uma das tais lareiras) para a degustação pausada –, aliadas aos sabores regionais, que, nesta época cheiram a fumeiro, mas não só (haverá queijos, compostas, doces, pão e biscoitos de forno – também para compra) e que serão servidos na cozinha rústica do solar onde a Taberna da Milinha é a responsável pelo menu de petiscos, intromete-se a literatura como marca distintiva.

E, sendo o amor o tema deste ano, nada mais apropriado que o “Tinto no Branco” arranque com uma declaração de amor às duas cidades por onde deambula Amor de Perdição (e parte importante da biografia do seu autor) – “Os Amores às Cidades” junta às 19h, na Capela do Solar, os presidentes das câmaras de Viseu, Almeida Henrique, e do Porto, Rui Moreira, com moderação de Francisco José Viegas, para revelarem as paixões que as suas cidades escondem.

É o primeiro de uma série de momentos em que participarão 30 escritores, de romancistas a poetas, de historiadores a ensaístas. Ainda esta noite, às 23h, haverá “Amor às Cegas”, leitura de poesia no quarto escuro por Filipe Vargas, Luís Filipe Borges, Mariano Marovatto e Rita Brütt. A poesia, desta vez satírica, segue no sábado com o espectáculo Missa Mal Dita, com Renato Filipe Cardoso, que terá ainda a conversa “Tomai todos e bebei”, com o poeta Daniel Jonas, o escritor, ensaísta e tradutor da Bíblia Frederico Lourenço e o escritor e jornalista António Marujo.

Mas há mais neste “Vinhos do Inverno” (e “Tinto no Branco”). Para os mais novos, sessões de magia, espectáculos juvenis e um atelier de ilustração com orientação de Paulo Galindro; para todos um passeio no comboio turístico com Joel Cleto como guia pelas “histórias e estórias” da cidade que é de Viriato e também, claro, do Amor de Perdição. No campo musical, as tendas Tinta e Branca nos Jardins do Solar vão ser palco de Carlos Viçoso, Francisco Cappelle, Lucky Duckies e Soul Orchestra e as duas Dão Party terão como DJ Jonny Abbey e Rita Mendes, hoje e amanhã, respectivamente.

--%>