A ambição não é pequena: Must – Fermenting Ideas apresenta-se como a “Web Summit do mundo do vinho”. Vai acontecer em Portugal, mais precisamente no Centro de Congressos do Estoril, entre 7 e 9 de Junho, e promete trazer algumas das mais importantes e influentes figuras do mundo do vinho.
A ideia partiu do jornalista Paulo Salvador e do crítico de vinhos Rui Falcão que, numa noite de conversa, concluíram que Portugal precisava de um grande evento deste tipo. “Queríamos criar algo que ainda não existisse, que pudesse marcar a agenda a nível internacional e atrair massa crítica”, explicou Paulo Salvador durante a apresentação, esta quarta-feira, no restaurante Reserva da Villa, em Cascais. O modelo da Web Summit pareceu-lhes óptimo.
Pretende-se juntar pessoas que, disse Rui Falcão, muitas vezes “vivem fechadas na sua visão, no seu país” e que terão a oportunidade de, durante três dias, discutir temas que podem ser até um pouco "provocatórios". Alguns exemplos: poderão os espumantes ingleses derrubar o champanhe francês? Estará o enoturismo a tornar as regiões vinícolas numa espécie de Disneylândia? Ainda há espaço para a imprensa especializada em vinho tal como a conhecemos hoje? Conseguirão as regiões vinícolas europeias sobreviver à invasão das castas estrangeiras?
Para já, os dois organizadores revelam apenas os primeiros nove nomes: a jornalista norte-americana Alice Feiring, “uma das pessoas mais polémicas do mundo” e grande defensora dos vinhos naturais; Felicity Carter, editora da Meininger’s Wine Business International e “uma das mulheres mais poderosas do mundo do vinho”; Jamie Goode, que começou como blogger mas tornou-se também uma figura influente nesta área; Mariette du Toit-Helmbold, “uma das maiores especialistas em enoturismo”, responsável pela estratégia criada para a região do Cabo, na África do Sul; Michelle Boufard, sommelier e especialista no ice wine feito no Canadá; Paul Symington, CEO do grupo Symington, do Douro; Richard Halstead, um “espião” do mundo do vinho; Stephen Li, “um dos nomes mais importantes dos novos autores emergentes da China”; e o respeitado jornalista espanhol Victor de la Serna.
Os 500 bilhetes para o Must – Fermenting Ideas (com um preço a rondar os 800 euros) estão disponíveis a partir desta quarta-feira.