A Essência do Vinho está de regresso ao Porto. Durante quatro dias, vai ser possível provar mais de 3000 referências de vinho de 350 produtores, nacionais e estrageiros, naquela que é uma das maiores feiras do sector realizadas em Portugal.
Além da área expositiva, o programa volta a estar recheado de provas comentadas por especialistas, conversas sobre vinho e sessões de harmonização entre o copo e o prato.
Ao todo, serão 19 provas temáticas, destacando-se dois vinhos Madeira do século XIX à prova numa sessão dedicada à casa Barbeto, uma retrospectiva sobre “sete décadas de vinhos Vintage de Quinta”, da Symington, ou a prova comemorativa do 325.º aniversário da Taylor’s, dedicada aos Portos Vintage produzidos na Quinta de Terra Feita. Há ainda sessões dedicadas às castas do Douro, a vinhos “fora do baralho”, a marcas produzidas no Brasil ou aos vinhos de talha alentejanos, entre outras.
Na quinta-feira, decorre ainda uma sessão exclusiva que reunirá “importadores e jornalistas estrangeiros credenciados com produtores e enólogos representados no evento”. A iniciativa “Portugal Wine Connection” é a “grande novidade” da 14.ª edição do evento. Tem como objectivo “aumentar a notoriedade dos vinhos portugueses” e “proporcionar novas oportunidades de negócio”. Também reservada à comitiva internacional de jornalistas está outra sessão comentada em destaque na programação, dedicada a alguns dos “vinhos do Porto de sonho” e que inclui exemplares do século XIX, o mais antigo com 150 anos. Realiza-se na sexta-feira.
Manuel Lima, responsável da câmara de provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, lidera as quatro conversas sobre vinho integradas na programação. A primeira decorre na sexta-feira e vai debruçar-se sobre a leitura dos rótulos; a segunda versa sobre as diferenças entre a evolução dos vinhos do Porto em garrafa e em madeira; a terceira pretende mostrar como os fortificados podem ser consumidos em “todas as ocasiões” (ambas no sábado); e a última é dedicada aos patamares dos vinhos DOC no Douro.
No fim-de-semana é tempo para três sessões de harmonização: duas de vinho com chocolate (sábado) e a terceira de “vinhos e queijos de Minas Gerais, Brasil” (domingo).
Tal como em edições anteriores, o evento arranca com a prova final da competição “Top 10 Vinhos Portugueses”, realizada por um júri internacional composto por 40 jornalistas, críticos de vinhos e sommeliers de 12 nacionalidades. A lista com os rótulos de tintos, brancos e fortificados com as pontuações mais altas do ano é divulgada na sexta-feira.
Essência do Vinho
De 23 a 26 de Fevereiro | Palácio da Bolsa – Porto
Horário: quinta e domingo das 15h às 20h; sexta e sábado das 15h às 21h.
Preços: até à véspera, a entrada custa 20€/dia (reserva online); subindo para 25€ “quando adquirida nos dias e no local do evento).
www.essenciadovinhoporto.com