Fugas - Vinhos

  • Fernando Veludo/NFactos
  • Dario Cruz

O vinho vai ao teatro

Por Fugas

Durante quatro dias, o Teatro Tivoli BBVA vai receber o "Vinhos em Cena", o novo certamente anual vínico de Lisboa. Arranca a 23 de Março

Quatro dias com "Vinhos em Cena” é a proposta do novo grande evento anual de vinhos de Lisboa, que terá a primeira edição entre 23 e 26 de Março, no Teatro Tivoli BBVA, edifício com 92 anos classificado como monumento nacional. O vinho estará no palco mas também nos bastidores, desde camarins, corredores, foyers e, claro, Sótão Café-Teatro, onde vão decorrer provas, apresentações, debates, experiências vínicas e gastronómicas e espectáculos, muitos destes em simultâneo.

“Estamos a preparar quatro dias que, sendo dedicados ao vinho, são muito mais do que vinho: são, desde logo, espetáculo, teatro, arte, criatividade”, diz, em comunicado, Paulo Dias, director-geral da UAU, promotora de espetáculos e proprietária do Teatro Tivoli BBVA. “Os vinhos vão ser provados de maneira diferente e o que se falar sobre eles será feito de um outro modo – estamos num teatro, num espetáculo! Isso vai mudar tudo: os vinhos vão saber de outra forma!” 

“O ‘Vinhos em Cena’ vai ser uma experiência muito intensa, tanto para quem já conhece e gosta de vinhos, como para quem está a começar a gostar e procura mais referências e informação”, explica Paulo Dias. “Os produtores, importadores e parceiros que se envolveram connosco neste projecto vão trazer para o Tivoli alguns dos melhores vinhos de Portugal e do estrangeiro e irão apresentá-los, dá-los a provar e discuti-los num ambiente teatral. No palco irão estar regularmente a falar nomes de referência do mundo dos vinhos e outras figuras públicas.”

O palco será entregue a palestras, debates, conversas e apontamentos musicais. Especialistas da área vinícola (como os enólogos Cristiano Van Zeller e Paulo Laureano ou o presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Vaso Avillez) e personalidades do teatro, música, literatura ou humor serão interlocutores de “Em cena com...”, conversas curtas de 30 minutos que vão acontecer todos os dias, durante o fim-de-semana várias por dia.

Do lado da plateia e por todo o edifício, já vimos, estarão os stands dos produtores, e haverá vários momentos musicais (duetos de cordas, fados, árias de ópera e algumas surpresas, promete a organização) – os camarins ficam reservados a apresentações e provas. No Sótão, transformado em wine bar, estarão em prova vinhos de diferentes produtores com a companhia de tapas, enchidos, queijos e azeites e a Sala D. Antónia Ferreira está reservada aos workshops.

Estes, com duração de 60 minutos, terão diversos temas. “Aroma de Castas”, com identificação de aromas de castas nacionais e internacionais em provas cegas, será conduzido pelo enólogo Mário Louro e uma das convidadas internacionais, Sara Peños Lledo, professora na Universidade Madrid e do módulo “Vinhos de Portugal” na Escola Europeia do Vinho. Já “Duelo de Castas” analisará o comportamento das mesmas castas em regiões diferentes com outros dois convidados internacionais, Charles Metcalfe, autor de diversas obras, incluindo O Guia de Portugal para Apreciadores de Vinho e Comida, e Comendador da Ordem de Mérito Empresarial pela sua promoção dos vinhos portugueses, e Sara Amed, autora do site The Wine Detective, que dá especial realce aos vinhos portugueses e australianos, e colaboradora da revista Decanter. O “Jantar ao Contrário” começará com a escolha de vinhos e depois a comida com que irão harmonizar, com a orientação do enólogo Diogo Campilho e um sommelier ainda a anunciar. Finalmente, haverá “Duetos Imprevistos”, que são protagonizados por queijos portugueses e a casta moscatel e supervisionados pelo enólogo luís Simões e um sommelier convidado.

--%>