Fugas - Vinhos

DR

Vinho do Porto da Taylor’s navega até Londres para assinalar 325.º aniversário

Por Fugas

Uma edição limitada de vinho do Porto, especialmente elaborada para comemorar o 325.º aniversário da Taylor’s, vai embarcar em Vila Nova de Gaia e recriar a primeira exportação de vinho da histórica casa, com destino a Londres.

Uma pipa de vinho do Porto vai navegar do Douro ao Tamisa a bordo do veleiro de Ricardo Diniz para “recriar a primeira exportação” realizada pela Taylor’s. A iniciativa assinala os 325 anos da histórica casa de vinho do Porto, numa parceria com o velejador português, “navegador solitário e embaixador do mar”, descreve a empresa em comunicado.

Tal como antigamente, o lote de vinho escolhido – uma edição limitada especialmente elaborada para comemorar o aniversário – será embarcado em frente às caves da Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, e seguirá viagem pelo Atlântico rumo à capital do Reino Unido, país que ainda hoje se mantém como “principal mercado para as categorias especiais de vinho do Porto” produzidas pela empresa. Ao chegar ao destino, o vinho será desembarcado junto à margem do rio Tamisa, seguindo-se um evento comemorativo na Torre de Londres.

A recriação da viagem inaugural será feita num veleiro construído em 1991, totalmente restaurado e rebaptizado #Taylor325. Ao leme segue Ricardo Diniz, “navegador solitário, orador, autor e coach”. O português, de 40 anos, desenvolveu diversos “projectos, missões e expedições para comunicar as conquistas portuguesas ao mundo através do mar”, tendo navegado, ao longo da carreira, “o equivalente a três viagens de circumnavegação”.

Pouco depois de chegar ao Reino Unido, Ricardo Diniz vai competir na regata OSTAR 2017 (Original Singlehanded Transatlantic Race), velejando desde a cidade portuária britânica Plimude até Newport, em Rhode Island, nos Estados Unidos. É a primeira vez que um português participa na prova transatlântica, que se realiza de quatro em quatro anos desde 1960.

Em 1692, o comerciante inglês Job Bearsley chegou a Portugal para se aventurar no negócio do vinho, fundando a empresa que hoje conhecemos como Taylor’s, uma das mais antigas e conhecidas casas produtoras de vinho do Porto.

--%>