Se durante os próximos dias alguém lhe propuser um Porto, não se admire. É que até ao final da próxima semana (dia 10) há um vasto programa de celebração, que inclui provas, degustações e harmonizações, com actividades que vão do Douro a Nova Iorque e incluem até uma viagem do Comboio Presidencial entre a Régua e o Porto.
A ideia é contagiar a experiência associada ao vinho que é também imagem do país, seja pela prova ou pelo contacto com os lugares onde é produzido, das vinhas do Alto Douro às caves de Vila Nova de Gaia. Pelos restaurantes, bares e cafés há também ao longo destes dez dias propostas específicas com vinho do Porto, desde cocktails a festas e jantares específicos associados a algumas das empresas mais conhecidas de vinho do Porto. Também nas caves há propostas especiais específicas ao longo da semana. A palavra de ordem é contagiar!
O programa é, por isso, diversificado, procurando envolver os profissionais e críticos ligados ao sector, mas também a população em geral, com destaque para os mais jovens. Para fecho, no último domingo (10 de Setembro), vai haver uma sunset party, sem restrições de entrada, que vai ter lugar no Jardim das Oliveiras, nos Clérigos, bem no centro da zona de animação do Porto.
Já em Nova Iorque, haverá na próxima quarta-feira, dia 6 de setembro, uma prova de Vinho do Porto, que terá lugar no The Lofts at Prince, no Soho, com convidados especiais. Os Estados Unidos são um mercado em expansão, que tem crescido em volume e em preço médio, para onde no ano passado foram exportadas 408 mil caixas de DOP Porto, num valor à volta dos 34 milhões de euros.
Pelo Douro vão andar também os convidados e especialistas vindos de vários países, que, além da passagens por várias das quintas produtoras, se juntam na manhã de domingo (dia 10) para uma masterclass, que vai ter lugar no Hotel Six Senses Douro. Inclui uma prova de vinhos da década de 1960, apresentada pelos enólogos das respectivas casas de produtores, no final da qual regressam ao Porto no comboio histórico Presidencial.
Debaixo da designação Port Wine Day, o IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto criou um evento que pretende assinalar o dia em que foi instituída a primeira região vitivinícola do mundo (10 de Setembro de 1756). O programa, que inclui a habitual regata de barcos rabelos na foz do Douro, pode ser consultado na íntegra em portwineday.pt.