Fugas - Fugas Com Astérix

  • © 2013 LES ÉDITIONS ALBERT RENÉ/GOSCINNY-UDERZO
    © 2013 LES ÉDITIONS ALBERT RENÉ/GOSCINNY-UDERZO

Astérix e Obélix chegam à América e descobrem os índios

Arrastados por uma violenta tempestade, vão parar a uma terra distante povoada de estranhos mercenários romanos emplumados. Em que país terão eles acostado? É a 12.ª aventura da colecção "Astérix à volta do Mundo".

A aldeia gaulesa está em polvorosa. A preparação da poção mágica exige uma certa quantidade de peixe “razoavelmente” fresco, e este acaba de se esgotar. Em vez de esperarem por um carregamento vindo de Lutécia, que parece comprometido, Astérix e Obélix embarcam num pequeno navio de pesca para resolver o problema. Mas deparam-se com as dificuldades de aprendizagem de uma nova profissão. 

A Grande Travessia (argumento de René Goscinny e desenho de Albert Uderzo) é o 12.º álbum da colecção Astérix à volta do Mundo, distribuído com o PÚBLICO a 10 de Janeiro. Esta história foi objecto de uma pré-publicação inédita no diário regional francês Sud Ouest em 1975, com lançamento em álbum nesse mesmo ano (1,35 milhões de álbuns só no universo franco-belga).

Uma aventura que começa com a recusa do peixeiro da aldeia em vender peixe fresco, pescado mesmo ali ao lado da aldeia, porque o respeito aos clientes exige que venda pescado vindo de Lutécia (Paris) em carro de bois, só podia ser uma grande banda desenhada. E assim é, de facto. René Goscinny, numa das suas últimas grandes prestações como argumentista da série Astérix, torna possível ao público francês a descoberta da América com excelentes argumentos - não nos esqueçamos que ele viveu nos Estados Unidos durante alguns anos na década de 1950, antes de regressar de vez a França.

Por uma vez, as relações entre gauleses e índios (leia-se, entre franceses e americanos) correm bem, pois a integração dos dois heróis e do seu cão é rápida e fácil (a cena de Astérix no papel de uma anacrónica Estátua da Liberdade é absolutamente deliciosa) - o que não os impede de abandonar o continente quando as coisas se tornam um pouco mais confusas...

Goscinny põe todo o seu talento e experiência ao serviço do humor que caracteriza as aventuras de Astérix, conseguindo desse modo situações de belo efeito cómico.

A Grande Travessia proporciona também a Uderzo a possibilidade de voltar a desenhar os índios como já o fizera muitos anos antes na série Umpah Pá, com uma eficácia facilmente comprovável. Por outro lado, é característico desta história o recurso a cenários neutros (as sequências de nevoeiro, ou de negrume nocturno, por exemplo) ou minimalistas. Finalmente, há que sublinhar a introdução de algumas personagens secundárias (vikings ou peles-vermelhas) bem sugestivas, contribuindo para a composição de uma bela aventura.

________

A Grande Travessia
12º álbum da colecção Astérix à volta do Mundo
À venda com o PÚBLICO na sexta-feira, 10 de Janeiro
Preço: +€6,95

 

--%>