Fugas - Fugas Com Astérix

Astérix e Obélix “descobrem” os corajosos vizinhos belgas

De trouxa ao ombro e acompanhado por Astérix e Obélix, o chefe parte para a Bélgica. Aí, lança um desafio aos belgas... É a 13.ª aventura da colecção "Astérix à volta do Mundo".

Matasétix está pior que estragado: César ousou dizer que, de todos os povos da Gália, os belgas são os mais corajosos. E o pior é que os terríveis gauleses já nem sequer assustam os novos recrutas do campo de Factotum...

De trouxa ao ombro e acompanhado por Astérix e Obélix, o chefe parte imediatamente para a Bélgica. Aí, lança um desafio aos belgas: o povo mais corajoso será aquele que destruir o maior número de campos romanos. E, como seria de esperar (ou não?...), César é escolhido para arbitrar este duelo histórico.

Astérix entre os Belgas (argumento de René Goscinny e desenho de Albert Uderzo) é o 13.º álbum da colecção Astérix à volta do Mundo.

A história foi publicada originalmente no diário francês Le Monde e depois em álbum, com uma tiragem inicial de 1,5 milhões de exemplares.

A característica mais marcante da aventura é ter sido a última da série com argumento de Goscinny, que morreu durante a realização desta banda desenhada, em 1977. Faltavam-lhe as últimas oito páginas.

Ao contrário de outras aventuras, Astérix e Obélix até nem viajam muito nesta história, deslocando-se apenas ao país ao lado. Isso pouco importa, pois o que há de divertido e bem-humorado na série continua presente, servido em doses generosas.

A exploração das idiossincrasias belgas revela um argumentista inspirado e certeiro ao fazer o inventário dos “sinais particulares” dos vizinhos: da invenção das moules frites à homenagem à pintura flamenga, passando pelo ex-ciclista Eddy Merckx e a aparição dos irmãos Dupond(t) das histórias de Tintin. Para dar um toque de verosimilhança às situações vividas pelos dois heróis, o céu está quase sempre cinzento, como é característico das regiões onde se desenrola a aventura…

Para surpresa dos irredutíveis gauleses, as aldeias belgas têm dois chefes, numa clara alusão à existência das duas comunidades francófona e flamenga do país. Mas o momento culminante é a batalha final, que parodia o que aconteceu na célebre batalha de Waterloo, tal como é relatada por Victor Hugo. Fica assim explicada a nota de agradecimento dos autores de Astérix entre os Belgas ao escritor francês e também a Brugel o Velho.

__________________
Astérix entre os Belgas
13º álbum da colecção Astérix à volta do Mundo
Sexta-feira, 17 de Janeiro
Por + € 6,95

 

--%>